Paraíba - O governador João Azevêdo (PSB) afirmou nesta segunda-feira (22) que não teme perder o apoio do PT para o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), apesar das movimentações políticas lideradas pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Durante entrevista à imprensa, Azevêdo foi questionado sobre a possibilidade de o PT migrar para o projeto político de Cícero. Ao Polêmica Paraíba o governador respondeu:
“Não tenho esse tipo de preocupação, não. Nós vamos apresentar um projeto que eu sei que terá o apoio, evidentemente, do presidente Lula, porque ele sabe da minha postura e do meu compromisso com ele já desde muitos anos. Independente da posição de pessoas aqui na Paraíba, a nossa posição é muito clara para o PT nacional e para o presidente da República”, disse.
A fala de João Azevêdo ocorre em meio às articulações de Veneziano, que busca atrair o PT para fortalecer Cícero Lucena nas eleições municipais. O governador, no entanto, demonstrou confiança de que sua trajetória e lealdade ao presidente Lula serão determinantes para manter o alinhamento com o partido no estado.
Críticas às PECs no Congresso
Sobre as propostas que vêm mobilizando manifestações em todo o país, João Azevêdo foi enfático:
“Você não pode ter a criação de cascas de pessoas com milhares de águas, que é o que a PEC da Blindagem estava tentando fazer. Ao mesmo tempo, a PEC da Anistia vai na direção de anistiar quem cometeu crime. Isso seria um estímulo à repetição do processo. Aqueles que atentaram contra a democracia e contra as instituições têm que ser punidos. Isso é democracia.”
Relação com João Pessoa
Questionado sobre a relação política com o prefeito Cícero Lucena, que esteve recentemente em viagem à Europa, o governador deixou claro que as obras do Estado na capital não sofrerão impacto:
“Eu não faço política para prefeito. Eu faço política para a população. Todos os compromissos do Governo do Estado com João Pessoa estão mantidos. Vamos entregar o viaduto de Água Fria, concluir a ligação do Altiplano ao Hospital Universitário, finalizar o Parque Cuiá e tantas outras ações que já estão em andamento.”
Azevêdo destacou ainda entregas já realizadas, como o Hospital da Mulher e os parques Paraíba 3 e 4.
Apoio nacional
Durante a entrevista, o governador foi questionado sobre a posição do PT em João Pessoa e um eventual alinhamento com o prefeito. Ele minimizou as especulações e garantiu apoio nacional:
“Nós vamos apresentar um projeto que sei que terá o apoio do presidente Lula. Ele sabe da minha postura e do meu compromisso já de muitos anos. Não tenho preocupação com movimentos locais em relação a isso.”
Relação com o vice-governador
Azevêdo também comentou sobre sua relação com o vice-governador, Lucas Ribeiro (PP):
“Já conversamos. Mas, como eu sempre digo, minha cobrança será quando ele estiver sentado na cadeira. Enquanto for vice, não tem poder de decisão. No momento em que assumir, vamos sentar para discutir responsabilidades.”
Expectativa no STF
Por fim, o governador falou sobre a votação da LDO no Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a legalidade de pontos questionados:
“O resultado foi o que esperávamos. Ainda há outras duas ações em andamento, e vamos aguardar as decisões.”