
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em Nova York para participar da abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), usou as redes sociais neste domingo (21) para celebrar os protestos que ocorreram em todo o Brasil contra a chamada “PEC da Bandidagem” e contra a urgência da anistia aos golpistas de 8 de janeiro.
“Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, escreveu Lula.
O presidente reforçou que, em vez de legislar em causa própria, como avalia estar acontecendo com as propostas em discussão, os parlamentares deveriam pautar medidas que impactam diretamente a vida da população, como a isenção do imposto de renda e o fim da escala 6×1.
Os atos deste domingo reuniram milhares de pessoas em diversas capitais, com apresentações de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso no Rio de Janeiro. A canção “Cálice”, composta por Gil e Chico e censurada durante a ditadura militar em 1973, foi resgatada como símbolo dos protestos e entoada como forma de resistência à extrema direita e ao Centrão no Congresso Nacional.
