Sem tarifas

Governo Lula estuda proposta sobre gratuidade no transporte público em todo o país

Governo Lula estuda proposta sobre gratuidade no transporte público em todo o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), novos estudos sobre a possibilidade de reduzir ou eliminar por 100% a tarifa do transporte público em todo território brasileiro.

A proposta já tinha sido apresentada anteriormente em 2012, quando Haddad propôs à então presidente Dilma Rousseff um modelo financiado por taxa sobre combustíveis. O plano previa a cobrança de apenas R$1 por litro de gasolina para manter a gratuidade dos ônibus.

O Governo Lula, no entanto, analisa versões alternativas como liberar gratuitamente o transporte apenas nos domingos e feriados.

Segundo analistas, essa ideia não é muito benéfica para o governo visto que não atinge diretamente o trabalhador que depende do serviço durante a semana.

O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), defensor da proposta de gratuidade total, defende que a medida ideal seria a que atingisse diretamente os trabalhadores.

Fontes do Planalto confirmaram que Lula discutiu as ideias com Tatto, reforçando o interesse do presidente em estudar propostas que ampliem o acesso da população ao transporte coletivo.