Solenidade

50 MILHÕES EM NEGÓCIOS: João Azevêdo abre Expofeira Paraíba Agronegócios neste domingo (14)

O governador João Azevêdo abre oficialmente, neste domingo (14), às 17h, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, no Parque de Exposições

50 MILHÕES EM NEGÓCIOS: João Azevêdo abre Expofeira Paraíba Agronegócios neste domingo (14)

O governador João Azevêdo abre oficialmente, neste domingo (14), às 17h, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, localizado às margens da BR-230, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Com mais de 2,1 mil animais expostos e expectativa de público superior a 100 mil pessoas, a estimativa é que ao longo de oito dias de evento mais de R$ 50 milhões em negócios sejam fechados. 

A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). O evento tem parceiros como Sebrae-PB, a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), a Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), a Organização das Cooperativas Brasileiras na Paraíba (OCB/PB), o Governo Federal e o Banco do Nordeste. 

A visitação da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 é gratuita e acontece das 10h até 22h, sendo que em dias de shows, como neste domingo, o funcionamento se estenderá até meia-noite e meia. A previsão de média diária é de 15 mil pessoas, superando as 100 mil pessoas ao longo do evento.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, destaca a importância da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025.

“A expofeira em João Pessoa é o maior evento organizado pelo Governo do Estado e oferece opções para todos os públicos. São mais de dois mil animais expostos de várias raças. Há opção para a criançada como os passeios de pôneis e o parque de diversão que este ano está maior. Também há exposição de queijo, cachaça, mel, restaurantes, leilões de animais, exposições de equipamentos, veículos e implementos agrícolas. É um espaço que permite aproximar o produtor do consumidor, o campo da cidade”, enumera.

O Secretário também projetou, que a Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, vai superar “tranquilamente” os R$ 50 milhões em negócios durante os oito dias de realização do evento.

“Acontecem mais negócios no pós-feira. Mais que esses 50 milhões, porque é muito grande, nós temos 2 mil animais expostos, nós temos máquinas, nós temos veículos, nós temos artesanato, tem as cooperativas, tem ambulantes, então todos os negócios que acontecem lá ultrapassam os 50 milhões, tranquilamente”, disse o secretário.

A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 terá mais de 2,1 mil animais expostos. São bovinos (770), caprinos e ovinos (590), equinos da raça mangalarga marchador (430) e mini gado (145) expostos. Durante a programação haverá a Expo Anglo Nacional 2025, mostra da raça caprina anglo nubiana. O Kenel Club da Paraíba vai expor 84 cães de diversas raças. 

O Salão do Queijo e da Cachaça contará com cerca de 50 estandes com exposição, degustação e comercialização de produtos. Também haverá exposição de produtos em couro e também de artesanato. Uma praça da alimentação com restaurantes e barracas com comidas e bebidas típicas também funcionará durante os dias do evento, onde ocorrerão apresentações culturais.  

Joaquim Hugo Vieira também enfatiza que a Expofeira Paraíba Agronegócios é um ambiente para a realização de negócios e capacitações.

“São realizadas durante a programação palestras, debates e minicursos relacionados ao agro. A expofeira é uma grande vitrine para os produtores e as empresas que atuam no segmento do agro”, comentou.

Parcerias – Os parceiros do Governo da Paraíba na realização do evento são: Sebrae-PB, Faepa-PB, Senar-PB, OCB/PB, Apacco, Governo Federal e Banco do Nordeste. Também são apoiadores do evento a Associação Brasileira de Criadores de Mini Gado, o Núcleo Paraibano dos Criadores de Cavalo Pônei, a Associação Rural da Paraíba, a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Núcleo de Criadores de Sindi da Parayba, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador e CNP Paraíba. 

Agenda de shows noturnos

Domingo, dia 14, às 20h: Vinícius Mendes

Quinta-feira, dia 18, às 20h: Rodolfo Marinho

Sexta-feira, dia 19, às 20h: Donas da Farra & Felipe Melo

Sábado, dia 20, às 20h: Gabriel Rabelo & Danieze Santiago

Domingo, dia 21, às 20h: Mauricinho dos Teclados, Pedrinho do Xote & Daniel Almeida

Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba