Tristeza

LUTO NA MÚSICA: Morre o ícone Hermeto Pascoal aos 89 anos

Morreu neste último sábado (13) o compositor e arranjador brasileiro Hermeto Pascoal, aos 89 anos. A morte foi anunciada nas redes sociais

Foto: RUDI BODANESE/divulgação
Foto: RUDI BODANESE/divulgação

Morreu neste último sábado (13) o compositor e arranjador brasileiro Hermeto Pascoal, aos 89 anos. A morte foi anunciada nas redes sociais do artista, e a causa não foi divulgada.

Nas redes sociais, colegas e amigos prestaram homenagens.

“Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria”, diz a nota.

Hermeto nasceu no dia 22 de junho de 1936 em Olho d’água, povoado situado perto do município de Lagoa Grande, na região de Arapiraca (AL).

Interessado pelo mundo da música desde criança, Hermeto aprendeu sozinho a tocar acordeon, flauta e pandeiro aos 10 anos. Já aos 15, ele passou a viver de música acompanhado do irmão no Recife, capital de Pernambuco.

Um dos nomes mais inovadores e reverenciados da música brasileira, foi compositor, arranjador, multi-instrumentista e improvisador. Ele transcendeu fronteiras estilísticas e culturais, criando uma obra que é ao mesmo tempo erudita e popular, experimental e profundamente enraizada nas tradições brasileiras.

Hermeto foi três vezes vencedor do Grammy Latino e recebeu títulos de doutor honoris causa da Juilliard School, da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Alagoas.

O artista deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos. Seu legado permanece como um dos mais ricos e originais da história da música brasileira.

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba