A Administração Pública do Estado da Paraíba emitiu um alerta nesta semana aos servidores estaduais sobre tentativas de fraude envolvendo o Censo Cadastral dos Servidores Efetivos do Estado. De acordo com a nota, criminosos estão fazendo ligações utilizando números semelhantes ao da PBPrev, órgão responsável pelo censo, para solicitar dados pessoais e bancários. Em alguns casos, chegam a ameaçar bloqueio de contas ou suspensão de pagamentos.
O governo reforça que o Censo cadastral é conduzido exclusivamente pelos canais oficiais do Estado e da PBPrev, sem qualquer solicitação por telefone. Nenhum servidor será procurado por ligação para fornecer informações pessoais ou bancárias. Toda a comunicação legítima ocorre por meios oficiais, como portais institucionais e comunicados internos.
Em caso de contato suspeito, os servidores devem não fornecer informações, desligar imediatamente e entrar em contato com a PBPrev ou com o setor de Recursos Humanos de seu órgão para verificar a veracidade da solicitação.
O Governo da Paraíba destacou que a segurança dos dados dos servidores é prioridade e pediu a colaboração de todos para evitar fraudes e garantir a transparência do processo.
NOTA DE ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO AOS SERVIDORES ESTADUAIS
A Administração Pública do Estado da Paraíba informa que está em andamento o Censo Cadastral dos Servidores Efetivos do Estado, conforme amplamente divulgado pelos canais oficiais do Governo do Estado e da PBPrev.
Contudo, foram identificadas tentativas de golpe envolvendo ligações telefônicas fraudulentas. Os criminosos estão utilizando números semelhantes ao da PBPrev para entrar em contato com servidores, solicitando informações pessoais sob o pretexto de realização de um suposto “censo digital”. Em alguns casos, chegam a ameaçar com bloqueio de contas ou suspensão de pagamentos.
ATENÇÃO: TRATA-SE DE GOLPE
Reforçamos que:
- O Censo segue exclusivamente os procedimentos e prazos divulgados pelos canais oficiais;
- Nenhuma etapa do Censo é realizada por telefone;
- Nenhum servidor será solicitado a fornecer dados pessoais ou bancários por ligação telefônica;
- E, a comunicação legítima se dá por meios oficiais e seguros, como portais institucionais e comunicados internos.
Se você receber qualquer ligação suspeita:
- Não forneça informações pessoais;
- Desligue imediatamente;
- Entre em contato com a PBPrev ou seu setor de RH para verificar qualquer dúvida.
Mantenha-se informado apenas pelos canais oficiais.
A segurança das informações dos servidores é prioridade. A colaboração de todos é fundamental para combater fraudes e garantir a transparência no processo.
Secretaria de Estado da Educação
Governo da Paraíba