De olho

PESQUISA SETA/POLÊMICA: Comparativo entre julho e agosto mostra ascensão de Veneziano e Nabor rumo ao Senado

PESQUISA SETA/POLÊMICA: Comparativo entre julho e agosto mostra ascensão de Veneziano e Nabor rumo ao Senado

A parceria entre o site Polêmica Paraíba e o Instituto Seta tem se firmado como uma das principais fontes para acompanhar a movimentação do cenário político paraibano rumo às eleições de 2026. Com a divulgação mensal das pesquisas de intenção de voto, já é possível identificar os primeiros movimentos significativos e traçar um comparativo que aponta para uma eleição acirrada, especialmente para uma vaga ao Senado Federal.

Os dados de julho e agosto revelam um panorama dinâmico, com um candidato perdendo força, outros ganhando tração e a entrada de novos nomes em cena, que já alteram a configuração da disputa eleitoral. Os números consideram a soma de intenções de voto da primeira vaga com a segunda.

O Comparativo

O movimento mais explosivo registrado pela parceria Seta/Polêmica Paraíba foi o do ex-prefeito de Campina Grande, Nabor Wanderley e a consolidação de Veneziano Vital do Rêgo. Saltando de 4,2% para 18,8%, Nabor teve um crescimento de 14,6 pontos percentuais, ele foi de quarto para terceiro lugar, emergindo como um dos principais contendores na disputa e se tornando o nome em mais rápida ascensão no cenário. O senador Veneziano Vital do Rêgo aparece como o principal nome na busca por uma vaga, consolidando-se em segundo lugar e sendo o único, entre os que já apareciam em julho, a registrar crescimento sólido. Ele parece ser um dos beneficiários da migração de intenções de voto.

O mais notável movimento é a significativa queda de 21,5 pontos percentuais do candidato que liderava com folga, o governador João Azevêdo. Essa redução, saindo de 89,3% para 67,8%, indica que a eleição está longe de ser definida e que o eleitorado está disposto a reconsiderar seu voto com o surgimento de novas opções.

A inclusão de Queiroga e Major Fábio na pesquisa de agosto demonstra que o campo está se ampliando. O aumento nos índices de Brancos/Nulos e Não Sabe reforça que o eleitorado ainda está conhecendo as opções e se mostra indeciso. 

A parceria Polêmica Paraíba/Instituto Seta continuará acompanhando mês a mês a evolução deste cenário.