
Uma delegação de mais de 60 artistas nordestinos está desembarcando na França para realização do Festival Internacional do Forró de Raiz, que integra a programação comemorativa aos 200 anos de relações diplomáticas Brasil e França. O forró ganha papel de protagonista a partir desta quinta-feira (11) até domingo (14), na cidade de Lille, levando o ritmo nordestino para o coração da Europa. O festival é fruto de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da Associação Cultural Balaio Nordeste, o Consórcio Nordeste e instituições francesas como Lille 3000, Museu de Belas Artes de Lille e Câmara Municipal de Lille, e Governo Federal.
Festival Internacional do Forró de Raiz
Mais que uma mostra artística, o festival abre espaço para oficinas, rodas de conversa, exposições e para a segunda edição do Fórum Internacional do Forró de Raiz. O encontro também marca a assinatura de um protocolo de intenções que reforça a candidatura do forró como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Candidatura do Forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade
O governador João Azevêdo afirmou que o objetivo com a realização do festival é consolidar a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O protocolo de intenções será assinado entre os nove estados nordestinos. “Buscamos consolidar a candidatura do forró e garantir que essa grande expressão cultural brasileira também seja reconhecida internacionalmente. Desde 2023, a Paraíba tem conduzido esse processo em âmbito nacional, junto aos demais estados e com o apoio do Governo Federal, por meio do Iphan. Agora temos a oportunidade”, explicou.