Projeto de Lei

Vereadores aprovam realização do primeiro concurso da história da Câmara de Bayeux

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Bayeux - A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (2), uma sessão marcada por decisões importantes, entre elas a aprovação do projeto que abre caminho para a realização do primeiro concurso público da Casa Legislativa. O projeto de lei número 71 de 2025, de autoria da mesa diretora, foi aprovado em regime de urgência urgentíssima, com modificativa apresentada pelo vereador Adriano Martins. A proposta prevê a criação de cargos efetivos, definição de atribuições, requisitos e vencimentos para os servidores da Câmara.

Adriano Martins ressaltou a importância histórica da iniciativa. “Ainda bem que há cerca de 12 meses atrás, a população está tomando conhecimento do interesse dos 17 vereadores. Isso não é só uma ideia minha. Sentamos várias vezes e decidimos que esta Casa já estava na hora de ter seu primeiro concurso público. Iremos sim realizar, principalmente agora, que a Justiça também confirmou que estamos no caminho certo. Isso mostra que estamos fazendo as coisas corretas, cumprindo a lei”, declarou.

Além do concurso, diversos projetos de lei foram apresentados durante a sessão. Entre eles, os de autoria da prefeita Tacyana Leitão, que tratam das diretrizes para a elaboração do orçamento geral do município de 2026, da organização do sistema de transporte coletivo público, do plano plurianual de investimentos para 2026 a 2029 e da regularização de imóveis públicos, incluindo o Hospital Materno Infantil João Massicano.

Entre os vereadores, Cabo Rubens apresentou projeto de lei que dispõe sobre o serviço de psicologia escolar na rede municipal de ensino fundamental. A vereadora Pastora Anunciada apresentou projeto que institui a política municipal de atendimento integral ao paciente oncológico, criando um programa de apoio multidisciplinar e logística oncológica. A vereadora Iara Caetano apresentou o projeto de indicação número 10 de 2025, que propõe a criação do Centro de Apoio, Acompanhamento e Acolhimento aos pacientes com câncer, oferecendo suporte médico, psicológico e emocional.

A sessão também aprovou diversos requerimentos de vereadores visando melhorias para a população. O vereador Wagner do Grau solicitou o retorno dos jogos escolares municipais, enquanto a vereadora Rosiane Sarinho pediu reparos no calçamento da Rua Monsenhor Almeida com a travessa da Rua João da Mata.

A vereadora Pastora Anunciada solicitou estudos técnicos para a realização de uma corrida municipal contra o câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.”A iniciativa busca informar a população e arrecadar recursos voltados para a realização do evento e para a criação do Banco Municipal gratuito de perucas e lenços, reforçando a autoestima de quem passa pelo tratamento”, afirmou.

Entre os requerimentos verbais, a vereadora Jays de Nita solicitou a colocação de lâmpadas novas no bairro do Sesi, a instalação de lixeiras no Comercial Norte, além da limpeza e caprinação da Praça 6 de Junho e da Praça de Esporte e Cultura Vereador Franco, propondo também a colocação de novos equipamentos de atividade física. A vereadora Iara Caetano solicitou a instalação do busto da ex-prefeita Severina Freire de Melo, Nina Caetano, no Mercado Público da Imaculada Conceição. Já o vereador Adriano do Táxi solicitou a revitalização da Praça da Paz e da Praça do Centro Comunitário, no bairro do Mário Andreazza, reforçando a importância desses espaços de lazer e convivência para a comunidade.

Assessoria