Paraíba - O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, assinou, nesta quinta-feira (4), em João Pessoa, contratos do programa NUTRIR+ PB, que promove segurança alimentar e nutricional a partir da aquisição e distribuição de alimentos. Inicialmente, a ação vai fomentar a produção de ovos por meio de cooperativas, com a compra de 2 mil bandejas (30 unidades em cada), destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade nos municípios de João Pessoa e Campina Grande. A iniciativa é realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e conta com investimento de R$ 4 milhões de recursos próprios.
“Esse programa simboliza cuidado, inclusão e esperança. Cada apoio que chega é também estímulo à produção, geração de emprego e renda para tantas famílias que vivem da agricultura e da pequena criação. É o governo estendendo a mão, dizendo a cada paraibano e paraibana que ninguém está só, que o combate à fome pode e deve ser política pública. Quando cuidamos de quem mais precisa, estamos construindo uma Paraíba mais justa, mais humana e mais forte”, afirmou o vice-governador.
O programa integra o Pacto Paraíba Sem Fome. A secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Werton, destacou que a medida também se preocupa com o valor nutricional do alimento oferecido a quem precisa. “O ovo é considerado o alimento mais completo depois do leite materno, capaz de fornecer praticamente todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento humano. Quando entregamos esse alimento, não estamos apenas combatendo a fome, estamos garantindo qualidade de vida, saúde e dignidade para milhares de famílias. A fome não é natural, é resultado da ausência de políticas públicas. E este programa mostra, de forma concreta, que a Paraíba está no caminho certo”, afirmou a secretária.
O produtor Lenilson Ribeiro, do município de Tacima, que mantém uma criação de 2 mil galinhas, ressaltou a importância do programa. “Com esse incentivo do Governo na compra do nosso produto, vou chegar a 6 mil galinhas rapidinho. A gente vai poder produzir sabendo que teremos uma venda garantida. E isso vai ajudar boa parte da minha família. Tenho irmãos e primos que, assim como eu, vivem a partir dessa nossa produção”, comemorou.
A solenidade também contou com a presença do secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido do Estado, Bivar Duda, além de produtores, representantes do setor, cooperativas e beneficiários de entidades socioassistenciais.