Neste domingo (7), o Vaticano realiza a canonização de Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”.
O jovem será o primeiro santo da geração millennial, em uma cerimônia que marca também a primeira canonização sob o papado de Leão XIV.
Inicialmente marcada para abril, a canonização foi adiada devido à morte do Papa Francisco. O evento agora foi confirmado pelo site oficial do Vaticano.
O jovem santo da era digital
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Nascido em Londres e criado em Milão, ele vinha de uma família de classe alta: o pai, um financista italiano, trabalhava para um banco inglês, e o avô era proprietário de uma seguradora no norte da Itália.
Apesar disso, desde cedo escolheu uma vida voltada à fé e à solidariedade.
Segundo relatos da mãe, Antonia Salzano, Carlo dedicava-se a ajudar pessoas em situação de rua, idosos, doentes e crianças com dificuldades nos estudos.
“Ele ajudava as crianças que tinham dificuldades nos estudos, que eram vítima de bullying, fazia apostolado com os velhos, com os doentes, com os deficientes, servia em cozinhas comunitárias, dedicava-se ao ensino do catecismo”, disse ela em entrevista ao Fantástico em abril deste ano.
Um relatório apresentado pelo cardeal Marcelo Semeraro durante o processo de canonização descreveu Acutis como “acolhedor e carinhoso com os mais pobres, ajudando sem-teto, necessitados e imigrantes com o dinheiro que economizava da própria mesada”.
Milagres reconhecidos pelo Vaticano
Para a canonização, a Igreja exige o reconhecimento de dois milagres. O primeiro milagre atribuído a Carlo ocorreu em Campo Grande (MS), no Brasil, e foi essencial para sua beatificação em 2020.
Matheus Vianna, atualmente com 15 anos, foi diagnosticado com uma rara anomalia congênita chamada pâncreas anular. Debilitado e em estado de desnutrição, ele participou de uma missa em 12 de outubro de 2010, quando tocou uma vestimenta com vestígios de sangue de Carlo Acutis.
Segundo sua família e o padre Marcelo Tenório, responsável pela celebração, Matheus foi curado logo após o contato com a relíquia. O milagre foi oficialmente reconhecido pelo Vaticano.
“O garoto estava raquítico e tinha problemas sérios de saúde. Logo após tocar a vestimenta, ele foi curado”, afirmou o padre Marcelo.
O segundo milagre foi reconhecido em maio de 2024. Envolveu a recuperação de Valeria, uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022.
Após sua mãe rezar na tumba de Carlo Acutis, em Assis, na Itália, Valeria apresentou melhora inesperada e foi considerada curada, contra todas as expectativas médicas.
Estudante que recebeu milagre usou roupa de gala para acompanhar beatificação de Carlo Acutis — Foto: Luciana Lins/TV Morena
Celebrações no Brasil
Em Campo Grande, cidade onde ocorreu o primeiro milagre reconhecido, uma programação especial está sendo preparada para acompanhar a cerimônia de canonização.
Fiéis e religiosos se mobilizam para celebrar o jovem que, mesmo com uma vida curta, deixou um legado de fé, caridade e devoção à Eucaristia.