Nosso material englobará os 223 municípios divididos pelas principais regiões, trazendo um panorama completo da situação de momento.
A matéria de hoje traz os apoios dos gestores no Brejo paraibano, que engloba as microrregiões de Guarabira, Brejo e Itabaiana.
Esse levantamento é composto por 31 cidades que trazem um panorama exclusivo de como os Prefeitos estão pensando a eleição de 2026, faltando pouco mais de um ano para o pleito.
MICRORREGIÃO DE GUARABIRA
Lucas é o líder na microrregião de Guarabira, mas essa área é a única na qual o nome de Efraim Filho é citado, na cidade de Pilõezinhos.
Efraim ou outro nome da oposição podem angariar mais apoios nessa região pois os gestores de Alagoinha, Araçagi, Caiçara, Guarabira, Logradouro e Pirpirituba são mais ligados à oposição.
Outra curiosidade dessa microrregião é ser a única em todo o nosso levantamento na qual o Governador João Azevêdo não lidera os apoios para o primeiro Senador, com Veneziano Vital, tendo sete Prefeitos ao seu lado, contra seis de João.
MICRORREGIÃO DO BREJO
Lucas e João são praticamente unânimes na microrregião do Brejo, com a cidade de Areia sendo o único munícipio que não segue a chapa do Governo.
Nabor é o líder na disputa pela segunda vaga, com Veneziano sendo citado apenas em Alagoa Nova.
MICRORREGIÃO DE ITABAIANA
Lucas também é o único citado na área de Itabaiana, mas a oposição pode ter pelo menos dois gestores ao seu lado, pois as cidades de Ingá e Itatuba, são mais ligadas à oposição desde as últimas eleições.
ANÁLISE DO LEVANTAMENTO
O panorama mostra que os apoios ainda se encontram indefinidos, mas Lucas Ribeiro já é considerado pela maioria dos Prefeitos, o candidato natural do Governador, o que lhe dá uma vantagem isolada perante os outros candidatos.
Efraim que é até agora citado por um único gestor ou um outro nome de terceira via, podem conseguir diminuir essa vantagem, pois o brejo paraibano tem muitas cidades onde os Prefeitos são mais inclinadas a oposição.
Já na disputa ao Senado, o apoio ao projeto de João se reflete nas alianças, com o Governador sendo o líder isolado dentre os votos da primeira vaga, mas Veneziano não fica muito atrás como em outras regiões, estando a frente de Nabor Wanderley, que vem ocupando cada vez mais espaço e angariado mais apoios de Prefeitos.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba