
Na celebração, ontem, em Brasília, dos 20 anos da criação do Partido Republicanos, o deputado paraibano Hugo Motta, presidente da Câmara Federal e do diretório estadual da legenda, prognosticou que o PR terá papel importante de protagonismo nas eleições de 2026. O presidente nacional da legenda, Marcos Pereira (SP), afirmou que a nova era do Republicanos começou. Depoimentos de líderes partidários destacaram que o Republicanos se consolida como principal alternativa à polarização política no país. Marcos Pereira alertou? “O Brasil está cansado da polarização que paralisa, dos extremos que dividem, da politicagem que não resolve”.
Para Hugo Motta, trata-se da celebração de uma trajetória assinalada pela firmeza de princípios e compromisso com o interesse público. “O Republicanos tem demonstrado que é possível crescer sem abrir mão de princípios, que é possível inovar preservando valores, que é possível dialogar sem transigir com convicções”. O nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi saudado como alternativa para a disputa à Presidência da República. Em sessão especial na Câmara, Hugo Motta afirmou que celebrar 20 anos do Republicanos é também olhar para o futuro. – É reafirmar o compromisso de continuar sendo espaço de diálogo, trincheira de valores e instrumento de progresso. É renovar a disposição de trabalhar por um país mais desenvolvido, mais livre, mais ético e mais justo. Neste momento simbólico, reitero o meu orgulho de fazer parte desta história, uma história que está apenas começando – acentuou Hugo Motta. O deputado paraibano agradeceu a todos que contribuíram com a trajetória do partido, lideranças, mandatários, filiados, funcionários, voluntários e “todos os brasileiros que se sentem representados por esse projeto”. Nas eleições de 2026 na Paraíba, o Republicanos integrará chapa majoritária ao lado do esquema do governador João Azevêdo (PSB), com a indicação do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, pai de Hugo, para candidato a uma vaga ao Senado.
Marcos Pereira e o futuro do Republicanos
O ministro de Portos e Aeroportos, deputado licenciado Sílvio Costa Filho, falou sobre a trajetória de Marcos Pereira, que transformou a bancada do partido de oito para mais de 40 deputados em pouco mais de dez anos. “Nós sabemos que Vossa Excelência caminhou ao longo da sua vida pública e da sua vida pessoal para construir este momento tão bonito. Se existe um presidente de partido respeitado na política brasileira, esse presidente se chama Marcos Pereira. E é muito bom fazer parte da família republicana”, disse o ministro.
Nonato Guedes