Investigação

Preso em Olinda por ameaçar youtuber Felca, jovem vendia acessos a sistemas sigilosos e é investigado por exploração sexual

Foto: Reprodução/Polícia Civil
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi preso nesta segunda-feira (25), em Olinda (PE), acusado de ameaçar o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. Segundo a Polícia Civil, o suspeito também lucrava vendendo informações sigilosas obtidas em sistemas de secretarias de segurança e do Judiciário de vários estados.

De acordo com o delegado Guilherme Caselli, Cayo e outro homem preso na operação não são considerados hackers, mas “oportunistas”, já que compravam logins e senhas em bancos de dados para explorar falhas de segurança. Os acessos eram revendidos em grupos no Telegram por valores em torno de R$ 30, onde também anunciavam outros serviços ilegais.

Além disso, Cayo é investigado por participação em uma rede de exploração sexual de menores de idade, por meio de “desafios” virtuais. O delegado explicou que há indícios de envolvimento do suspeito com grupos que atuam em plataformas como o Discord. “A investigação ainda está em curso, mas há elementos que apontam para participação em uma organização com apelo para exploração sexual de crianças e adolescentes. Isso ainda está em fase embrionária”, afirmou Caselli.

A motivação para as ameaças contra o youtuber ainda não foi confirmada, mas a polícia trabalha com a hipótese de que o influenciador possa ter se tornado alvo após fazer denúncias em seus vídeos.

Felca recebeu e-mails com intimidações como: “prepara pra morrer, você vai pagar com a sua vida” e “você vai morrer, corre risco e vai pagar com a vida”, além de falsas acusações de pedofilia.