Aconteceu no último dia 20 agosto de 2025 no auditório da Escola Municipal Eunice Barbosa no centro da cidade de Salgado de São Félix – PB, a reunião preparatória para discursão e aprovação das propostas que serão apresentadas na Plenária do Orçamento Democrático Estadual, que ocorrerá nesta quinta-feira – 21 agosto 2025 na Escola Integrada, próxima ao antigo hospital São Vicente de Paulo a partir da 19H00, na cidade de Itabaiana – PB.
Cerca de 200 pessoas compareceram ao local, aonde contou também com a presença do prefeito Dr. Joni Oliveira, do vice-prefeito Júnior de Kléber, vereadores, secretários e os representantes João Júnior Gerente Regional da 3ª regional do OD e Hilton Carvalho Articulador da 12ª região.
“Essa reunião preparatória hoje aqui em Salgado é de suma importância, porque discutimos as prioridades que vamos levar para a plenário do OD Estadual lá em Itabaiana. Sabemos e temos a consciência que o governo do estado tem feito muitas obras estruturantes em nosso município. A exemplo da PB 082 que vai ligar Salgado a Barragem de Acauã. A nossa travessia asfáltica, que também vai facilitar a mobilidade em nossa cidade”. Afirmou o prefeito Dr. Joni, que concluiu dizendo:
“Essa PB 064 que vem do município de Mogeiro, cruza Salgado e vai até Timbaúba, isso vai facilitar o escoamento da nossa produção para o estado de Pernambuco, bem como vai diminuir em cerca de 30 quilômetros esse percurso, que atualmente é feito pelo município de Itabaiana e Juripiranga” concluiu.
Reivindicações apresentadas no Orçamento Democrático
As reinvindicações que serão apresentadas no OD, serão o asfaltamento da PB 064 que vai ligar Salgado de São Félix, ao município de Timbaúba – PB, cruzado a zona rural – Alagamar. Esse é o complemento da PB que liga o município de Mogeiro a Salgado.
Uma Escola Estadual de Ensino Médio do Brejo, que tem uma população de cerca de três mil e quinhentas pessoas, e será instalada no Distrito de Feira Nova, pois, hoje funciona precariamente em uma escola cedida pelo município, funcionando apenas no turno da noite. E essa escola iria evitar o deslocamento do alunado para os municípios de Macaparana – PE ou Natuba – PB.
O abastecimento de água tratada no compartimento denominado Beira Rio, aonde cerca de seis mil pessoas que moram nessas localidades rurais, são abastecidas com a ajuda da prefeitura que retira a água do Rio Paraíba, bombeia para uma caixa de água, e distribui para a população sem nenhum tratamento adequado. E essa reinvindicação a nossa gestão já apresentou requerimento a CAGEPA.
Carlão Mélo