Declaração

Francisca Motta destaca avanços na saúde do Sertão: Centro do Autista, Radioterapia e reforma do Hospital Infantil

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quarta-feira (20)

Francisca Motta destaca avanços na saúde do Sertão: Centro do Autista, Radioterapia e reforma do Hospital Infantil

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quarta-feira (20), para atualizar a população sertaneja sobre o andamento da implantação de importantes serviços de saúde, aguardados com grande expectativa pela região.

Durante a fala, a parlamentar compartilhou detalhes de uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, na qual buscou informações sobre o Centro de Atendimento ao Autista de Patos, que será referência para todo o Sertão.

“Durante a reunião, o secretário nos confirmou que a casa onde funcionará o Centro já foi alugada. Um imóvel com piscina e estrutura adequada para garantir atendimento e acolhimento tanto aos pacientes quanto às famílias atípicas do Sertão. Nas próximas semanas, o convênio entre a Prefeitura de Patos e o Governo do Estado será formalizado, para que as portas sejam definitivamente abertas”, afirmou a deputada.

Francisca também trouxe novidades sobre o tratamento em radioterapia no Hospital do Bem, em Patos.

“Confirmei ainda com o Dr. Ari que, se Deus quiser, o acelerador linear do Hospital do Bem chega ao Brasil em novembro e, até o final de janeiro de 2026, deverá estar instalado e em pleno funcionamento no Sertão. Será o primeiro equipamento adquirido com recursos do SUS na Paraíba, e todos nós estamos ansiosos por este momento”, destacou.

Com a instalação, os pacientes oncológicos da região poderão realizar o tratamento completo contra o câncer no próprio Sertão, perto de suas famílias e de suas casas.

Reforma do Hospital Infantil Noaldo Leite

A deputada celebrou ainda o anúncio da reforma e ampliação do Hospital Infantil Noaldo Leite, referência para mais de 80 municípios.

“É o principal hospital pediátrico do Sertão. Com a reforma e ampliação, ganhará mais um bloco cirúrgico, a instalação de um tomógrafo, duas novas enfermarias com 48 leitos, além da retomada das cirurgias eletivas. No mês da primeira infância, temos que comemorar essa conquista”, reiterou Francisca Motta.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba