Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra 8ª doação de coração do ano

Central de Transplantes da Paraíba registra 8ª doação de coração do ano

Paraíba - A Central Estadual de Transplantes registrou, na tarde dessa quinta-feira (14), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma de Campina Grande, a 8ª doação de coração de 2025. Além do coração, também foram doados o fígado, os rins e as córneas, beneficiando diretamente seis pacientes que estavam na lista de espera por um transplante.

O doador foi um jovem de 18 anos, vítima de Trauma Crânio Encefálico (TCE) em virtude de um acidente de moto. Com a confirmação da morte encefálica, a família optou pela permissão. Esta foi a 11ª doação de múltiplos órgãos realizada no Hospital de Trauma neste ano. O coração foi destinado a uma mulher de 59 anos, que passou pelo procedimento cirúrgico no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

Agilidade no transporte do Órgão

Para garantir mais agilidade no processo, o transporte do coração contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que atuou para que o órgão chegasse dentro do tempo ideal para o transplante.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da autorização familiar. “A decisão da família em um momento tão doloroso representa um gesto imensurável de solidariedade e amor ao próximo. São seis vidas transformadas graças à generosidade desse jovem e ao comprometimento das equipes envolvidas no processo”, afirmou.

O tio do doador comentou a decisão da família. “É um momento de dor muito grande para todos nós, mas acreditamos que a doação vai manter ele vivo de alguma maneira, espalhando o amor de Deus por essas pessoas”, declarou.

Panorama dos eransplantes no Estado

Este ano, 131 transplantes foram realizados, e ainda aguardam na lista de espera no estado 809 pessoas, sendo duas para coração, 28 para fígado, 226 para rim, e 553 para córneas.