Saúde

Campina Grande realiza Dia D de Multivacinação com foco na prevenção contra o sarampo

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, 16 de agosto, mais um Dia D de Multivacinação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, 16 de agosto, mais um Dia D de Multivacinação, desta vez com foco especial na prevenção contra o sarampo.

A ação contará com mais de 80 pontos de imunização distribuídos em toda a cidade, garantindo acesso às vacinas para todas as faixas etárias contempladas no calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde.

A mobilização terá início às 8h. Nos postos de saúde, policlínicas e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), o atendimento será encerrado às 12h. Já no Parque da Criança, a vacinação segue até 16h; na Casa da Vacina, até 20h; e no Terminal de Integração, até 18h.

Podem participar todas as famílias, desde que sigam as recomendações do calendário vacinal. A vacina contra o sarampo está disponível para crianças a partir de 12 meses, adolescentes, adultos até 59 anos e todos os trabalhadores da saúde, independentemente da idade. A imunização é feita por meio das vacinas tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — e tetra viral, que também inclui proteção contra varicela (catapora).

O esquema vacinal prevê, na rotina, a aplicação da 1ª dose da tríplice viral aos 12 meses de idade e a 2ª dose, junto com a vacina contra a varicela ou tetraviral, aos 15 meses. Pessoas entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias. Entre 30 e 59 anos, é necessário comprovar pelo menos uma dose. Já os trabalhadores da saúde precisam ter duas doses, independentemente da idade.

A vacina tríplice viral é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores ou a qualquer componente da fórmula, gestantes e indivíduos com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave, que devem ser avaliados por um profissional de saúde. Pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (lactoalbumina) não devem receber a vacina tríplice viral fabricada pelo laboratório Serum Institute of Índia Ltda.

A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo, doença altamente contagiosa que pode levar a complicações graves, especialmente em crianças.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba