Turismo

Paraíba terá crescimento de 120% no número de voos turísticos da Azul para a alta estação

Paraíba terá crescimento de 120% no número de voos turísticos da Azul para a alta estação

A Paraíba será um dos destaques da malha aérea de verão 2025/2026 da Azul Linhas Aéreas e da Azul Viagens. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a capital paraibana receberá 230 voos extras, que representam mais de 32 mil assentos, reforçando a conectividade do destino com diversas regiões do Brasil, representando um aumento de 120% com relação à alta temporada 2024/2025. As informações foram apresentadas no Nordestur, evento promovido pela Azul Viagens, Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) na manhã desta quinta-feira, dia 14. Através das negociações e articulações do Governo do Estado, a Paraíba terá a inclusão de quatro novos destinos diretos: Cascavel (PR), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), que passam a se conectar pela primeira vez a João Pessoa por meio de voos regulares da Azul.

O evento de apresentação dos dados foi realizado no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e contou com a presença da secretária sa Setde, Rosália Lucas, o secretário executivo de Turismo, Marialvo Laureano, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz PB), Delano Tavares, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, a Head de Negócio da Azul Viagens, Giulliana Mesquita e a diretora comercial da Azul Viagens, Patrícia Ferreira Gomes e Victor Hugo, secretário de Turismo de João Pessoa

Paraíba - A companhia anunciou que vai ampliar a operação em rotas já consolidadas, como Congonhas (SP), que passará de um para sete voos semanais diretos, totalizando cerca de 11,7 mil assentos ofertados entre as capitais paulista e paraibana. Outro destaque é a rota Belo Horizonte (MG) – João Pessoa, que terá aumento de 71% na frequência, chegando a 12 voos semanais. A ligação com Uberlândia (MG) dobrará, passando para duas decolagens por semana. Já Campinas (SP), importante hub da Azul, contará com voos diários para a capital paraibana durante todo o período.

O aumento na oferta de assentos e decolagens para João Pessoa gerou uma expansão significativa na disponibilidade de pacotes e passagens para os clientes da operadora. Além disso, o reforço na malha aérea acompanha um cenário de crescimento já observado neste ano. Entre janeiro e julho deste ano, a Azul Viagens trouxe mais de 31 mil clientes para a Paraíba, um crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram transportados 22 mil passageiros. O aumento também foi registrado na Foram mais de 23 mil pacotes vendidos no primeiro semestre de 2024 e cerca de 29 mil em 2025. Um aumento de 26%.

Para a secretária Rosália Lucas, esse reforço na malha aérea é resultado de um trabalho contínuo de promoção e articulação do Governo do Estado com o trade e companhias aéreas. “Esses resultados são fruto do investimento estratégico e assertivo do governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro, que tem priorizado o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. Temos atuado de forma estratégica para ampliar a conectividade e posicionar a Paraíba como um destino competitivo e atrativo. Cada novo voo representa mais visitantes, mais movimentação econômica e mais oportunidades para o nosso turismo. A alta temporada será um momento importante para mostrarmos todo o potencial da capital e do nosso estado.”

A Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, também terá crescimento expressivo no período, passando de 10 para 22 voos dedicados na alta temporada — um aumento de 120%. Isso vai ampliar significativamente a oferta de pacotes e passagens para João Pessoa. Entre janeiro e julho deste ano, mais de 31 mil turistas foram trazidos para a Paraíba pela Azul Viagens, um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de assentos dedicados também mais que dobrou, saltando de 11,7 mil para 24,7 mil.

A Head de Negócio da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, destacou os números do estado. “Esses números mostram que a Paraíba está cada vez mais no radar dos viajantes brasileiros. Acreditamos que, com ações conjuntas com o governo, poderemos ampliar ainda mais essa presença. João Pessoa encanta por suas praias preservadas, o clima acolhedor e a combinação perfeita entre história, cultura e natureza. É um destino que conquista desde quem busca descanso até quem quer vivenciar experiências únicas”, destacou a.

Para Delano Tavares, secretário executivo de Turismo, os dados apresentados comprovam o destaque que a Paraíba tem conseguido no Brasil. “Esse aumento significativo na oferta de voos demonstra que a Paraíba está em evidência no cenário turístico nacional. O trabalho integrado entre o Governo do Estado, companhias aéreas e operadores de turismo tem gerado resultados concretos, ampliando a conectividade e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo. Nossa meta é seguir criando condições para que o turista tenha cada vez mais facilidade de chegar ao nosso destino e viver experiências únicas.”

Ferdinando Lucena, presidente PBTur, destacou a importância do incremento na malha aérea para o turismo estadual: “O aumento no número de voos para a alta temporada é estratégico para ampliar a visibilidade da Paraíba e facilitar o acesso de turistas ao nosso estado. Além da expansão da malha aérea, a Empresa Paraibana de Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba vem desenvolvendo um trabalho conjunto de capacitação voltado para agentes de viagens da Azul, com o objetivo de ampliar a comercialização dos pacotes turísticos para o nosso destino.”

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes do trade turístico. Estiveram presentes Gustavo Paulo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria e Turismo (ABIH PB), Daniel Rodrigues, secretário executivo de Turismo de João Pessoa; Gustavo Paulo Neto, presidente da ABIH; Fábio Barros, secretário executivo de Comunicação; Vital Costa, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Haenell Farias, secretária de Turismo de Cabedelo; Samuel Ribeiro, procurador do PROCON-PB, representando Kecia Liliana; Nivaldo Vilar, presidente da CDL João Pessoa; Christiane Teixeira, presidente da Associação de Receptivos do Brasil; Miguel Ângelo, gerente de Turismo da Setde; João Fernandes, representando a Abrasel-PB; Luciano de Souza, representando o Sebrae; e Marília Patriota, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (ABAV-PB).