Paraíba - Mesmo com as eleições 2026 se aproximando, as articulações entre os candidatos para confirmação de chapas seguem indefinidas. Porém, para funções como Governador e Senador na Paraíba, alguns nomes querem contar com os apoios presidenciais, a exemplo de Lula e Bolsonaro, para assim, garantir mais votos nas urnas durante o pleito do ano que vem.
Apoios presidenciais
Conforme pesquisa recente divulgada pelo Instituto ANOVA, em 25 de julho de 2025, cerca de 37,6% dos eleitores paraibanos votariam em um nome indicado pelo presidente Lula, um dos principais apoios presidenciais, tanto para Governador, quanto para Senador.
Por outro lado, apenas 20% dos entrevistados afirmaram que seguiriam uma eventual indicação do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
Quanto à rejeição, aproximadamente 49,1% desacredita em um candidato apoiado por Bolsonaro, contra 26,9% para postulantes da parte de Lula.
Para Governador
Lucas Ribeiro
Durante entrevista coletiva, o atual vice-governador, Lucas Ribeiro, declarou que dará continuidade ao projeto de parceria com o Governo Federal. O Governador João Azevêdo foi o responsável por dar início à aliança política, o que rendeu muitos frutos para o estado da Paraíba nos últimos quatro anos.
Assim, Lucas afirma que, no decorrer de sua campanha de reeleição ao executivo estadual, deve dar palanque para Lula. Sua decisão pode impactar diretamente na escolha final do eleitor, que ao se deparar com o candidato do presidente, opta pelo Ribeiro como nome modelo da base.
Adriano Galdino
Acima de tudo, em declarações recentes, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, manifestou seu desejo de disputar o Governo. Entretanto, já que não notou facilidade por parte de seu partido, o Republicanos, cogita agora a possibilidade de, se receber um convite de Lula, participar pelo PT e ser um eventual candidato e assegurar um dos maiores apoios presidenciais.
Efraim Filho
Tendo recebido apoio da esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, o Senador Efraim Filho, selou uma parceria com a família política para a disputa. Logo, o líder do União Brasil, ao participar de convenções ao lado de integrantes do PL, confirmou seu rompimento com o Governo Lula, deixando nulas as chances de apoio do atual Governo.
Para Senador
Veneziano Vital do Rêgo
Candidato à reeleição no Senado Federal, o paraibano Veneziano Vital do Rêgo, em sua primeira campanha, no ano de 2018, obteve mais 24% dos votos. Oito anos depois, em 2026, ele disputa as eleições novamente para o mesmo cargo, com a diferença de que, dessa vez, contará com o apoio direto do Presidente Lula.
João Azevêdo
Atual Governador da Paraíba, João Azevêdo confirmou neste ano que sai do executivo estadual para disputar uma das duas vagas de Senador. Assim, sempre declarando apoio ao presidente Lula, João é um dos nomes mais fortes no pleito do ano que vem após sua gestão de quase oito anos à frente do executivo estadual.
Marcelo Queiroga
Definido como principal nome da direita ao Senado, o ex-ministro, Marcelo Queiroga, recebe apoio da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Por outro lado, além dela, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, já declarou seu desejo de ver Queiroga como postulante a uma das cadeiras disponíveis de Senador na Paraíba.
Conclusões sobre apoios presidenciais
Em suma, pode-se entender que Lula permanece sendo um contribuinte direto de influência para a maioria do eleitorado paraibano. Inclusive, com potencial acima do ex-presidente, Jair Bolsonaro para obtenção de cargos eletivos no estado.