Governo da Paraíba

Governo lança sistema que reúne e acompanha cooperação internacional durante abertura do Fórum Paraíba Sem Fronteiras

Governo lança sistema que reúne e acompanha cooperação internacional durante abertura do Fórum Paraíba Sem Fronteiras

Paraíba - O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), lançou, nesta quarta-feira (13), o Sistema de Monitoramento da Cooperação Internacional (Siscopi), uma plataforma inédita que reúne acordos firmados pelo Estado em diversas áreas e que utilizará ferramentas de Diplomacia de Dados e Inteligência Artificial.

O lançamento aconteceu durante a abertura do II Fórum de Internacionalização Paraíba Sem Fronteiras, realizado no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa. O evento segue até sexta-feira (14), reunindo autoridades, pesquisadores e representantes internacionais para discutir estratégias e oportunidades de cooperação técnico-científica.

O secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou que “o Siscopi visa ser uma plataforma que concentra informações de todos os acordos internacionais, em todas as áreas, que o Governo do Estado da Paraíba firma com qualquer ente internacional. Você poderá consultar acordos nas áreas de educação, comércio exterior, turismo, ciência e tecnologia, entre outras. Tudo isso ficará disponível tanto para uso interno do Governo do Estado quanto para as instituições parceiras que queiram saber o que está acontecendo e o que está registrado de acordos internacionais envolvendo o Estado da Paraíba”, explicou Claudio Furtado.

Além da apresentação do sistema, a solenidade marcou o anúncio de um edital que vai selecionar servidores públicos efetivos da Paraíba para bolsas de mobilidade no Curso de Capacitação em Gestão de Políticas Públicas de Inovação, a ser realizado no City of Glasgow College, na Escócia.

A mesa de abertura também contou com a participação do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vital Costa; da reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho; da secretária-geral da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene), Carolina Santiago; da vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mônica Nóbrega; da vice-reitora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fernanda Leal; do secretário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Gilberto Carneiro; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), professor Glauber Lucena Cordeiro.

Além disso, o evento reuniu parceiros internacionais que irão aprofundar as redes de colaboração do Estado. Entre eles, estão a Ambasciata d’Italia Brasília (Embaixada da Itália no Brasil), Campus France Brésil (França), DAAD Brasil (Alemanha), Education Together UK e UK Government (Reino Unido).

O Adido Científico da Embaixada da Itália no Brasil, Fabio Naro, participou do evento e comentou sobre a cooperação entre o estado e o país europeu. “Este fórum fortalece a cooperação em diferentes níveis de estudantes, professores e pesquisadores e permite a troca de conhecimento em áreas estratégicas, como museus de ciência e tecnologia digital. A Itália tem interesse em fortalecer parcerias tecnológicas com a Paraíba, especialmente em informática e inteligência artificial, promovendo o desenvolvimento mútuo”, destacou Naro.

A programação dos três dias inclui a apresentação dos eixos contemplados pelo Programa Paraíba Sem Fronteiras, desde a mobilidade acadêmica até projetos integrados, como o QualiExporta e o Siscopi, painéis e palestras, feira de estandes com parceiros internacionais e empresas participantes do QualiExporta, além da solenidade de pré-embarque de estudantes e pesquisadores que estão prestes a iniciar sua experiência internacional.