Investigação

Saiba quais vereadores assinaram o requerimento para a instalação da CPI dos Combustíveis em João Pessoa

O pedido foi motivado por indícios de uniformização artificial dos preços em diversos postos.

Saiba quais vereadores assinaram o requerimento para a instalação da CPI dos Combustíveis em João Pessoa

Paraíba - A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, com o apoio de 20 dos 29 vereadores, o requerimento para a instalação da CPI dos Combustíveis, de autoria do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD). A comissão parlamentar de inquérito terá a missão de investigar possíveis práticas de cartel e abusos nos preços dos combustíveis na capital paraibana.

O pedido foi motivado por indícios de uniformização artificial dos preços em diversos postos, falta de repasse das reduções anunciadas pelo Governo Federal e aumentos repentinos e abusivos, sem justificativas claras.

Conforme destacou Guguinha Moov Jampa, “o objetivo é colher provas, ouvir representantes do setor e órgãos fiscalizadores, e apresentar um relatório conclusivo que será encaminhado ao Ministério Público e aos órgãos competentes”. A CPI terá 120 dias para concluir os trabalhos.

A medida surge após operação do Procon-JP, que autuou 29 postos por aumento abusivo na gasolina e outros combustíveis, com preços elevados sem reajustes oficiais ou aumento nos custos.

Vereadores que assinaram o requerimento:

  • Fernando Milanez
  • Fábio Lopes
  • Fábio Carneiro
  • Jailma Carvalho
  • João Corujinha
  • João Almeida
  • Carlão Pelo Bem
  • Marcos Henrique
  • Mo Lima
  • Mikika Leitão
  • Luiz da Padaria
  • Ícaro Chaves
  • Rômulo Dantas
  • Odon Bezerra
  • Bosquinho
  • Marcos Vinícius
  • Tarcísio Jardim
  • Valdir Trindade
  • Wamberto Ulysses
  • Guguinha Moov Jampa (autor)

Investigação da CPI dos Combustíveis

A CPI pretende investigar conluio entre empresas para combinação de preços, prática que prejudica a economia popular e fere o princípio da livre concorrência.