Paraíba - A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) esteve em João Pessoa nesta segunda-feira (11) para participar do Seminário Estadual da Paraíba sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), realizado no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
O evento foi promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável pela construção do novo PNE para o período 2024-2034, com base no Projeto de Lei 2614/24. Tabata, integrante do colegiado, esteve ao lado do deputado federal paraibano Murilo Galdino (Republicanos), também membro da comissão.
Durante seu discurso, a parlamentar afirmou esperar que o novo plano seja aprovado ainda este ano. Em tom emocionado, relembrou que seu pai, natural de Itabaiana (PB), morreu em decorrência das drogas e destacou que a educação poderia ter mudado a trajetória dele, assim como transformou a sua própria vida.
A agenda na Paraíba integra uma série de encontros regionais promovidos pela comissão para colher contribuições de diferentes estados na elaboração do novo PNE.
O novo PNE
A proposta enviada pelo governo federal ao Congresso prevê 18 metas a serem cumpridas até 2034, abrangendo áreas como educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, ensino superior e melhoria da estrutura da educação básica.
O novo plano substituirá o atual PNE (2014-2024), cuja vigência foi prorrogada até o final de 2025.