Atuação

Ronda Maria da Penha reforça compromisso com a proteção das mulheres vítimas de violência

Neste 7 de agosto, quando a Lei Maria da Penha completa 19 anos de existência, a Prefeitura de João Pessoa destaca o trabalho essencial

Ronda Maria da Penha reforça compromisso com a proteção das mulheres vítimas de violência

Neste 7 de agosto, quando a Lei Maria da Penha completa 19 anos de existência, a Prefeitura de João Pessoa destaca o trabalho essencial desenvolvido pela equipe da Ronda Maria da Penha, que atua diretamente na prevenção e no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Programa é coordenado pelas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

“A proteção das mulheres é uma prioridade para a nossa gestão. A Guarda Civil Metropolitana, por meio da Ronda Maria da Penha, atua com responsabilidade, sensibilidade e firmeza. Nosso compromisso é seguir fortalecendo políticas públicas de segurança que acolham, protejam e garantam dignidade às mulheres da nossa cidade. Seguimos firmes na missão de proteger vidas e garantir que cada mulher tenha o direito de viver sem medo”, enfatizou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares.

Uma equipe especializada da Guarda Civil Metropolitana constitui a Ronda Maria da Penha, que acompanha atualmente 77 mulheres com medidas protetivas judiciais, garantindo acolhimento, segurança e monitoramento contínuo. Segundo Érika Ramalho, chefe de Ações da Ronda, esse trabalho humanizado tem dado resultados concretos.

“Hoje, a Lei Maria da Penha completa 19 anos. Uma lei que é símbolo de resistência e proteção para milhares de mulheres em todo o Brasil. A Lei ampara o Programa Ronda Maria da Penha, que é destinado a cuidar de mulheres com medidas protetivas de urgência maiores de 18 anos residentes da cidade de João Pessoa. Graças ao trabalho constante da Ronda, nenhum caso de feminicídio foi registrado entre as mulheres assistidas pela equipe. É um resultado que reforça a importância de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres”, afirmou.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, ligue:

180 – Central de Atendimento à Mulher;

190 – Polícia Militar;

197 – Polícia Civil;

153 – Ronda Maria da Penha.

Fonte: PMJP
Créditos: Polêmica Paraíba