Novidade

Plataforma inovadora voltada a pacientes com câncer será lançada em João Pessoa

A desinformação ainda é um dos principais desafios enfrentados por pacientes com câncer e seus familiares. Termos técnicos, decisões complexas

Plataforma inovadora voltada a pacientes com câncer será lançada em João Pessoa

A desinformação ainda é um dos principais desafios enfrentados por pacientes com câncer e seus familiares. Termos técnicos, decisões complexas e uma rotina de tratamento exigente tornam o processo ainda mais difícil para quem busca compreender a própria condição.

Com o objetivo de oferecer orientação confiável e acessível, foi criada a Cancer Talk Education, uma plataforma digital voltada à educação oncológica, com conteúdos pensados para pacientes, cuidadores e familiares.

A iniciativa será lançada oficialmente no dia 13 de agosto, em João Pessoa, durante evento voltado para profissionais da saúde, no Ateliê Roti, no bairro de Miramar, a partir das 17h.

Uma plataforma pensada para acolher

A Cancer Talk Education vai oferecer um curso online, com foco em pacientes e familiares, com conteúdos sobre o que é o câncer, opções de tratamento, cuidados psicológicos, físicos, emocionais e sociais. O curso será ministrado por uma equipe multidisciplinar formada por mais de 20 profissionais da área de saúde.

A plataforma contará ainda com um módulo gratuito, disponível mediante cadastro, e acesso completo por meio de assinatura anual, no estilo das plataformas de streaming.

“O diferencial da plataforma é que as aulas são no estilo dos vídeos de plataformas de streaming — então a pessoa acessa e pode assistir como e onde quiser. Além disso, teremos encontros ao vivo semanais com profissionais da área da saúde. Dentro da plataforma também vamos oferecer uma comunidade para interação entre os participantes e parcerias com instituições para oferecer descontos em suplementos alimentares e produtos dermatológicos voltados ao tratamento oncológico. São coisas que a gente já está conseguindo colocar dentro da plataforma”, disse o médico idealizador da Plataforma, Kaique Almei.

Conteúdo dividido por módulos

Os conteúdos da plataforma são organizados por temas e divididos em sete módulos, com dezenas de aulas ministradas por especialistas.

Veja alguns dos temas abordados:

  • Entendendo o câncer e o diagnóstico: tipos de câncer, exames, como comunicar o diagnóstico, segunda opinião, plano terapêutico.
  • Tratamento oncológico: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, efeitos colaterais e terapias complementares.
  • Bem-estar físico e nutricional: alimentação, suplementação, saúde bucal, atividade física, sono, hidratação.
  • Saúde mental e emocional: autoestima, espiritualidade, apoio psicológico, sexualidade, parentalidade, rede de apoio.
  • Cuidados paliativos e qualidade de vida: dor, sintomas, conversas difíceis, planejamento antecipado de cuidados.
  • Direitos e aspectos práticos: SUS e planos de saúde, direitos trabalhistas, transporte, burocracias, planejamento financeiro.
  • Vida após o tratamento: reabilitação, retorno à rotina, efeitos tardios, empoderamento e protagonismo do paciente.

Evento de lançamento

No dia 13 de agosto, será realizado o evento de lançamento da plataforma. A proposta é reunir os profissionais envolvidos — inclusive de outros estados — para uma apresentação institucional, confraternização e divulgação oficial das atividades da Cancer Talk Education.

Apoio institucional

A iniciativa conta com o apoio de instituições reconhecidas na área da saúde oncológica na Paraíba. Estão entre os parceiros da Cancer Talk Education a CLIONCOL, o CEDAPP, o Laboratório Hemato e o Memorial Especialidades — unidades de referência no cuidado e no diagnóstico do câncer no estado.

Sobre o idealizador

A plataforma é uma iniciativa do médico oncologista clínico Kaique Almeida, especialista em Cuidados Paliativos. Formado pela Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), possui residência em Oncologia Clínica pelo Hospital das Clínicas da USP – Ribeirão Preto e pós-graduações internacionais pela Universidad de León (Espanha), University of Zurich (Suíça) e Università della Svizzera Italiana. Atua no Hospital Memorial São Francisco, na CLIONCOL e no Hospital Napoleão Laureano, todos em João Pessoa.

Com uma trajetória voltada ao cuidado integral e humanizado, Kaique acredita no poder da educação como ferramenta terapêutica:

“É muito comum ver pacientes saindo da consulta com mais dúvidas do que respostas. Muitos recorrem à internet e encontram apenas medo. A Câncer Talk nasceu para transformar esse medo em conhecimento, e a ansiedade, em confiança”, afirma o médico.

Serviço

Lançamento da plataforma Cancer Talk Education

Data: 13 de agosto de 2025

Horário: 17h

Local: Ateliê Roti – Miramar, João Pessoa – PB

Instagram oficial: @cancertalk.education

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba