A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou oficialmente o atendimento descentralizado do Cadastro Único (CadÚnico) nos sete CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) espalhados pela cidade. A partir de agora, além dos serviços já oferecidos, os CRAS também passam a realizar o atendimento do programa Bolsa Família, facilitando o acesso da população aos benefícios sociais.
Com a chegada de novos equipamentos e a instalação do sistema do CadÚnico em cada unidade, os moradores de Santa Rita poderão fazer atualizações cadastrais, novos registros e atendimentos relacionados ao Bolsa Família de forma mais rápida, próxima e humanizada.
Durante reunião realizada nesta quarta-feira (06), os novos equipamentos foram oficialmente entregues às equipes dos CRAS, e foi iniciada a capacitação dos profissionais que atuarão diretamente com o novo sistema.
Descentralização do CadÚnico e Atendimento Humanizado
A secretária de Assistência Social, Fernanda Alvino, celebrou o avanço da descentralização e reforçou o cuidado com a forma de atendimento:
“É uma boa nova a gente dizer que temos agora o Bolsa Família nos CRAS. Isso vai desafogar muito. Nosso trabalho é esse, colaborar. Fui ao local, vi de perto a necessidade, e hoje estou aqui trazendo essa boa notícia. Fomos colocados nesse cargo para trabalhar com amor e carinho. Quem vem procurar é porque de fato necessita do benefício. Então nada mais justo do que ter uma pessoa agradável e feliz para acolher quem mais precisa”, concluiu.
O prefeito Jackson Alvino também comemorou a novidade:
“Estamos implantando uma estrutura que aproxima os serviços sociais de quem mais precisa. A descentralização do CadÚnico e do Bolsa Família nos CRAS é um passo importante para garantir dignidade, agilidade e acolhimento às famílias de Santa Rita. Seguimos firmes, com ações concretas que transformam a vida das pessoas”, destacou.
Ao final do mês, uma reunião de avaliação será realizada com as equipes, com a expectativa de que a medida reduza significativamente a demanda concentrada na sede da Secretaria, tornando os atendimentos mais ágeis e humanizados.