Paraíba - Em reunião articulada pelo vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), por meio do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh), se reuniu com representantes da Prefeitura da Capital para discutir os caminhos para a regularização fundiária da Cidade Recreio e da Comunidade São Domingos.
O encontro ocorreu no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e teve como principal encaminhamento a criação de um grupo de trabalho conjunto entre os órgãos públicos, a fim de identificar as características das comunidades e traçar estratégias para sua regularização.
Segundo a defensora pública Fernanda Peres, coordenadora do Necidh, a Prefeitura demonstrou abertura ao diálogo e compromisso com a construção de uma solução definitiva.
“O próximo passo é a criação desse grupo e a continuidade do contato com a gestão municipal e a comunidade para iniciar reuniões e tratativas.”
O vereador Guguinha, que desde o início tem acompanhado de perto o caso, celebrou o avanço e reafirmou o compromisso com os moradores:
“Nossa luta sempre foi por uma saída digna e justa. Não vamos permitir remoções arbitrárias. A comunidade quer ser ouvida e respeitada”, declarou.
A mobilização liderada pelo parlamentar ocorre desde quando os moradores receberam notificações judiciais com prazo de 15 dias para desocupação. A ação, movida pelo Ministério Público, prevê remoções e ameaça de demolição de casas construídas há mais de 30 anos.
Ainda no início de julho, Guguinha visitou a comunidade e declarou:
“Só derruba uma casa aqui se o trator passar por cima de mim.”
A expectativa é que o grupo de trabalho comece os estudos técnicos nas próximas semanas, dando continuidade à mobilização por moradia digna e direito à permanência.
Assessoria de Imprensa
Guguinha Moov Jamapa (PSD)