O Polêmica Paraíba organiza, neste sábado(26), um levantamento das últimas pesquisas realizadas por institutos responsáveis por pesquisas e consultas diretas com a população. O início do período de tempo em questão leva em conta o mês de maio, quando iniciaram a contagem dos dados e apontaram o menor índice de aprovação do Presidente Lula neste ano, cerca de 40%. Porém, após o tarifaço de Donald Trump, no início de julho, o cenário político atual vem mudando a favor do brasileiro.
Aprovação de Lula após tarifaço
A princípio, o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que iria taxar os produtos brasileiros em 50%, repercutiu negativamente no governo. Entretanto, pouco tempo depois, a aprovação de Lula, conforme informações de pesquisas recentes, acabou subindo se comparado a meses anteriores.
Afinal, Institutos como a Genial/Quaest, durante o último mês de maio, indicava que o percentual de aprovação do presidente fechava nos 40%. Todavia, no mês seguinte, em junho, outra fonte, a Atlas/Bloomberg registrou uma alta além do esperado para o tempo de 30 dias, sendo cerca de 47,3%.
Apesar destas duas últimas pesquisas serem datadas de antes do tarifaço, já representava um indício do que estava por vir. Dessa forma, a pesquisa posterior, do mesmo Instituto, para o mês de julho, entre os dia 11 e 13, demonstrou um novo salto da taxa de aprovação do brasileiro, que agora obtém 49,7%.
Confira gráfico da aprovação de Lula
Como aprovação de Lula pode influenciar o cenário político
Consolidação do Governo Lula
Por meio do aumento da aprovação popular após um evento internacional que impacta diretamente a economia brasileira, a sociedade como um todo pode mudar sua perspectiva em relação a Lula. Afinal, seu Governo, sendo capaz de defender a soberania nacional e seus interesses, será visto como forte e legítimo do poder.
Aprovação de projetos no Congresso
Devido a alta no percentual de popularidade, a tendência é que o atual governo tenha mais facilidade na aprovação de projeto no Congresso Nacional. Por outro lado, existe a possibilidade de haver a negociação com aliados e com parte da oposição a fim de proporcionar maior margem de manobra política.
Eleições 2026
Influência para sucessores
Caso os números se mantenham, Lula tem a chance de transferir boa parte das intenções de voto para um outro candidato de sua base. Assim, elevando as possibilidades de continuidade do seu projeto político.
Discurso nacionalista-progressista
Acima de tudo, sua reação em meio às medidas protecionistas dos EUA, pode apontar para um tom de soberania e valorização da indústria brasileira. Importante ressaltar, que este último quesito é bastante comum e útil durante campanhas eleitorais.
Impacto econômico e comercial
Cobrança por políticas industriais
O recente episódio envolvendo as medidas tarifárias de Trump deve aumentar o apoio popular sobre iniciativas de proteção à indústria nacional. Mas também, o fator da reindustrialização, processo de revitalização do setor industrial, que aumenta a competitividade no mercado internacional e diminui as chances de dependência do exterior.
Maior independência
Por fim, a crescente popularidade do presidente Lula serve como meio de incentivo para o chefe do executivo nacional tomar decisões mais rígidas diante dos EUA. Ao fazer isso, a busca por acordos com outros blocos econômicos, como BRICS e Mercosul será uma etapa natural do processo.