O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (17/07), às 20h25, para abordar as novas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto.
A medida foi anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e gerou forte reação do governo brasileiro.
Durante o discurso, Lula deve reforçar o compromisso do Brasil com a defesa da soberania nacional, o diálogo diplomático e o multilateralismo, além de apresentar as estratégias do Governo Federal para tentar reverter a decisão americana.
Mobilização e reação brasileira
Desde o anúncio da medida por parte do governo norte-americano, o Executivo federal tem intensificado as articulações com o Congresso e o setor produtivo para buscar soluções.
Nesta semana, o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais (Cincec) iniciou uma série de reuniões com empresários e representantes de diversos segmentos econômicos para discutir possíveis contramedidas.
Como parte da estratégia, o Governo Federal poderá aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica (PL 2088/2023), aprovada pelo Senado em abril por unanimidade e também aprovada na Câmara dos Deputados, que autoriza o Brasil a adotar medidas equivalentes contra países que impuserem barreiras comerciais consideradas injustas.
O pronunciamento de Lula será transmitido em rede nacional a partir das 20h25.