Mobilidade urbana

Terminal da Lagoa completa 1 ano: mais comodidade, agilidade e dignidade para quem depende do transporte público

Terminal da Lagoa completa 1 ano: mais comodidade, agilidade e dignidade para quem depende do transporte público

Paraíba - Desde sua entrega em julho de 2024, o Novo Terminal de Passageiros da Lagoa tem promovido uma verdadeira transformação na mobilidade urbana do Centro de João Pessoa. Com um ano de funcionamento, o espaço se mostra como um ponto estratégico para o transporte coletivo da capital. Reformado para melhor uso da população e entregue em tempo recorde (com apenas 37 dias após o início das obras), o terminal é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Sintur-JP, e desde então tem oferecido mais comodidade, segurança e eficiência a quem depende diariamente dos ônibus urbanos.

Com a redistribuição das 69 linhas que circulam no local, o terminal permitiu uma melhor organização da operação. A nova disposição das linhas em pontos determinados facilitou o fluxo e garantiu uma divisão mais equilibrada dos passageiros entre as plataformas de embarque e desembarque. O resultado é sentido por quem utiliza o transporte diariamente: aproximadamente 120 mil pessoas passam pelo terminal diariamente, usufruindo de uma estrutura mais ampla e segura.

Além do novo layout, o terminal conta com sinalização bem funcional, por meio de placas aéreas que indicam as plataformas e as respectivas linhas, ajudando na orientação dos usuários. A cobertura também foi significativamente ampliada — de 209 para 640 metros quadrados e conta com tratamento térmico, reduzindo a sensação do calor nos dias de sol intenso —, e os 64 metros lineares de bancos distribuídos entre os pontos de embarque garantem mais conforto para os passageiros.

“Hoje está tudo mais organizado. A gente entende melhor para onde ir, onde o ônibus vai parar. Isso faz muita diferença na correria do dia a dia, principalmente para quem precisa se deslocar com horário certo”, afirmou Maria das Graças, 54 anos, pedagoga.

Para o operador de caixa Carlos Henrique, 28, o impacto vai além do espaço físico.

“Eu moro em Mangabeira e pego ônibus todo dia. Depois que reformaram, ficou mais fácil saber onde o ônibus vai parar. Tudo ficou mais organizado, parece até que o tempo de espera diminuiu”, conta.

Do ponto de vista institucional, o Sintur-JP considera o projeto um divisor de águas na mobilidade urbana de João Pessoa.

Um ano de impacto positivo do novo terminal da lagoa

“Após um ano da entrega do novo Terminal da Lagoa, vejo um impacto muito positivo para a população. O local se tornou mais acessível, cômodo e seguro, o que reforça a importância dos investimentos em infraestrutura urbana de qualidade. É gratificante ver que as pessoas utilizam esse espaço com mais dignidade e eficiência. Seguimos comprometidos em melhorar a mobilidade e oferecer serviços públicos que realmente façam diferença na vida das pessoas”, destaca Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur-JP.

O sindicato também reforça que o bom funcionamento do terminal depende da utilização adequada por parte da população. O espaço foi pensado e estruturado exclusivamente para atender aos passageiros do transporte coletivo e seu uso correto é essencial para manter a qualidade dos serviços prestados. Preservar o terminal é uma forma de garantir que ele continue sendo um ponto de dignidade e eficiência para quem depende do ônibus todos os dias.