A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) divulgou, nesta semana, os resultados e índices de alfabetização das crianças dos 2º anos, realizadas através de avaliações externas e fazendo parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Pelos números apresentados, mais de 57% das crianças que concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cabedelo foram alfabetizadas na idade certa.
O município de Cabedelo saltou de 48,9% em 2023 para 57,26% em 2024, ficando acima do crescimento da Paraíba e superando a meta municipal. Esse resultado evidencia que Cabedelo superou significativamente sua meta, demonstrando um desempenho notável em relação ao esperado e um crescimento expressivo desde 2023.
Os resultados foram alcançados com base na Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), assim como através de avaliações externas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que considera como índice o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), instrumento que mede o nível de alfabetização das crianças em todo Brasil.
“Temos que comemorar cada avanço conquistado nos números relativos à educação no município. Desde o quantitativo de alunos matriculados até, claro, os resultados que obtemos nas avaliações e no alcance dos índices nacionais. Neste momento, comemoramos esse feito com alunos das 2ª séries, uma conquista que deve ser creditada integralmente ao trabalho e comprometimento dos nossos docentes, gestores, servidores e de todos os envolvidos com a educação da nossa cidade”, declarou a secretária de educação, Priscila Rezende.
Os avanços também são significativos quando se fala em fluência leitora, habilidade das crianças em realizarem leitura com precisão e tempo adequados, avaliada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE) realizada em 2024 em parceria com o Programa Alfabetiza Mais Paraíba.
A entrega do município saltou de 49% em 2023 para 69% em 2024, isso demonstra que quase 70% das crianças apresentaram um perfil de saída do 2º ano como leitores fluentes, honrando, assim, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Na idade certa – O processo de alfabetização na idade certa é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois oferece à criança ferramentas para compreender o mundo ao seu redor, comunicar-se de forma eficaz e construir novos conhecimentos. Essa etapa não só influencia o sucesso acadêmico, mas também impacta a vida adulta, com reflexos na inserção social e no acesso a políticas públicas.