Solenidade

João Azevêdo destaca investimentos nos municípios em abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades

O governador João Azevêdo abriu, nesta terça-feira (15), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a 6ª Conferência Estadual

João Azevêdo destaca investimentos nos municípios em abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades

O governador João Azevêdo abriu, nesta terça-feira (15), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, que tem o objetivo de aprofundar o diálogo sobre questões envolvendo habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, emergências climáticas e diversos outros temas de interesse de cada cidade.

O evento segue até esta quarta-feira (16) e tem como tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminho para cidades inclusivas, democráticas e com justiça social”.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a presença do governo em todos os municípios paraibanos com obras e políticas públicas que têm melhorado a qualidade de vida da população.

“Nós fazemos um governo municipalista, estamos construindo 213 creches, 210 cidades foram beneficiadas com travessias urbanas e mais de R$ 4 bilhões de obras oriundas do Orçamento Democrático já foram executadas. Esses investimentos que fazemos nos municípios fizeram a Paraíba ser o melhor estado do Norte e Nordeste em qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social, uma demonstração de que a partir da nossa capacidade de investimento e da eficiência das nossas políticas públicas temos transformado a vida das pessoas”, frisou.

A presidente da Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, afirmou que a retomada da Conferência, após 12 anos, representa o fortalecimento da democracia.

“Nós sabemos que a democracia é feita da participação popular e após as pessoas discutirem em seus municípios, agora discutem em âmbito estadual e reivindicam políticas públicas. Isso é bom para as administrações que querem ouvir a população, com foco no desenvolvimento urbano”, observou.

O diretor do Conselho das Cidades, Victor Almeida, que representou o Ministério das Cidades, afirmou que a partir da participação social na Conferência é possível discutir os desafios enfrentados pelos estados e municípios e consolidar políticas inclusivas e democráticas.

“Essa é uma etapa de extrema relevância para a construção da política nacional de desenvolvimento urbano inclusiva, diversa e com representatividade da sociedade brasileira. Essa etapa estadual é a última preparatória para a nacional, onde vamos reunir a colaboração de todos os estados para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, comentou. 

O representante dos Conselheiros Nacionais das Cidades, Alberto Freire, destacou a importância da realização do evento.

“Nós estamos fazendo história na Paraíba nessa união em defesa da democracia, construindo soluções por meio do diálogo. A partir dessa conferência, deixamos a nossa contribuição para a construção de cidades melhores”, declarou.

Na programação, que se estende até esta quarta-feira, estão previstas mesas redondas, grupos temáticos, deliberação de propostas, eleição de conselheiros do Conselho Estadual das Cidades (Concidades-PB) e escolha dos delegados que representarão a Paraíba na etapa nacional, marcada para a segunda quinzena de outubro, em Brasília. O evento conta com a participação de 350 delegados de 81 municípios paraibanos.

Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba