A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), uma “moção de louvor e regozijo” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O requerimento foi apresentado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Casa.
Segundo o parlamentar, Trump é merecedor da homenagem pelo que classificou como um “brilhante trabalho desenvolvido como presidente da maior nação” e por sua “incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”.
Na justificativa do pedido, Sóstenes afirmou ainda que o presidente norte-americano “deve ser enaltecido e lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa.”
Impacto da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
A moção foi aprovada no mesmo dia em que Trump anunciou que pretende aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto de 2025. A medida foi divulgada em carta oficial publicada na rede Truth Social, e teve como justificativa críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), à condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a alegadas distorções na relação comercial entre os dois países.
A decisão de homenagear Trump gerou repercussão por coincidir com o anúncio da nova política tarifária contra o Brasil. Ao longo da semana, o presidente norte-americano também anunciou novas taxas contra outros parceiros comerciais e afirmou que mais medidas devem ser divulgadas até esta quinta-feira (10).
Reação e significado da aprovação da moção
Apesar da tensão gerada pelo anúncio das tarifas, a moção foi aprovada por maioria na comissão e agora será registrada como um gesto simbólico de reconhecimento da Câmara dos Deputados ao presidente dos Estados Unidos.