Paraíba - Rajadas de vento de até 39 km/h e chuvas moderadas marcaram esta quarta-feira (9) em João Pessoa e em diversos municípios do Litoral paraibano. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), os fenômenos são típicos desta época do ano e devem continuar nos próximos dias.
A meteorologista Marle Bandeira explicou que as rajadas são causadas pelos Ventos Alísios do Sudeste, impulsionados por um sistema de alta pressão atmosférica no Atlântico Sul. “É comum que essas rajadas ocorram em julho, especialmente na faixa litorânea. Esse sistema traz umidade e favorece a formação de nuvens e chuvas”, afirmou em entrevista ao programa Hora H.
Diante do cenário, a AESA emitiu um alerta para chuvas fracas a moderadas, especialmente na região litorânea, e reforçou que julho ainda faz parte do período mais chuvoso do ano no Leste da Paraíba, que inclui o litoral, brejo e agreste.
Apesar da previsão de chuvas, a meteorologista destacou que o mês deve alternar dias de sol com períodos de instabilidade. A recomendação é para que a população fique atenta a novos avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante episódios de chuva intensa.