Educação

Vice-governador Lucas Ribeiro dialoga com estudantes que vivenciaram intercâmbio na China pelo Conexão Mundo e celebra novo edital do programa

Vice-governador Lucas Ribeiro dialoga com estudantes que vivenciaram intercâmbio na China pelo Conexão Mundo e celebra novo edital do programa

Paraíba - O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, teve um encontro, nesta quarta-feira (9), com a turma de estudantes da rede estadual que participou da etapa inédita do intercâmbio educacional na China, por meio do Programa Conexão Mundo. O momento de diálogo foi realizado no dia de lançamento do novo edital do programa, realizado no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa.

Na conversa com os intercambistas, realizada em João Pessoa, os estudantes compartilharam aprendizados acadêmicos, culturais e pessoais adquiridos durante os 90 dias de imersão na Xi’an International Studies University, instituição referência no ensino de idiomas. Victor Barbosa, de 17 anos, emocionou os presentes ao relatar a mudança pessoal e coletiva vivida durante o intercâmbio. “A gente amadureceu. Aprendemos a cuidar da nossa rotina, do nosso dinheiro, da nossa alimentação. Foi muito mais que um curso de idioma, foi uma escola de vida.”

Para o vice-governador Lucas Ribeiro, ouvir os relatos dos estudantes reafirma a importância da política de internacionalização da educação promovida pelo Governo da Paraíba. “Esse programa transforma vidas. Os depoimentos que ouvimos hoje mostram o quanto essa experiência amplia horizontes e prepara nossos jovens para o mundo. A Paraíba está formando líderes com consciência global e raízes firmes na sua realidade. E é por isso que a nossa gestão está dando sequência e ampliando o programa”, afirmou.

Novo edital

Também nesta quarta-feira (9), foi anunciado o novo edital do programa. Em solenidade com o governador João Azevêdo, no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, foi lançada a edição 2025/2026 do Programa Conexão Mundo Estudantes, que vai ofertar 400 vagas. A edição deste ano traz duas grandes novidades: a inclusão de novos destinos no intercâmbio, como Irlanda, Canadá e Colômbia, e a ampliação do público atendido, que agora passa a incluir também estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Além desses novos países, seguem como destinos Reino Unido, Espanha e Chile.