Testes

Artistas e ativistas manifestam apoio ao projeto relatado por Ruy que estabelece fim de testes de cosméticos em animais

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Paraíba - Apresentadores, atrizes e ativistas estão utilizando as redes sociais para manifestar apoio à aprovação do Projeto de Lei 3062/2022 na Câmara Federal. A matéria, relatada pelo deputado federal paraibano Ruy Carneiro, proíbe o uso de animais em testes de cosméticos, higiene pessoal e perfumes no Brasil. O PL foi oficialmente incluído na pauta de votações e vai ser apreciado pelos parlamentares no Plenário da Câmara essa semana.

Entre as publicações, estão vídeos da apresentadora Xuxa Meneghel, das atrizes Maitê Proença, Renata Schneider e Valentina Bulc. Os conteúdos também contam com posicionamentos do ativista Fábio Chaves e da diretora de Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vanessa Negrini. 

A apresentadora Xuxa alertou a população sobre a morte de milhares de animais que ainda sofrem e morrem no Brasil por causa dos testes da indústria de cosméticos. 

“Não precisa mais ser assim. A ciência já desenvolveu métodos alternativos que são seguros, modernos e livres de crueldade. Mais de 40 países já proibiram esses testes e agora a gente tem a chance de fazer o mesmo com o Projeto de Lei 3062-2022. Vamos dar esse passo? Compartilhe, marque os amigos e apoie essa causa com a gente. Chega de crueldade. É hora de mudar”, defendeu.

Maitê Proença também condenou as práticas violentas e convocou a mobilização da sociedade em defesa do tema. 

“Eu queria falar com vocês sobre os testes em animais da indústria de cosméticos. São coelhos, cães, ratos, milhares deles, que ainda sofrem no Brasil por causa de substâncias que já têm alternativas seguras e sem crueldade. Esses testes são, portanto, desnecessários e ultrapassados. A ciência avançou. Mais de 40 países já os proibiram. Agora é nossa vez, com o PL 3062-2022. Beleza não deve ser construída sob a dor. Vamos mudar essa história”, pontuou.

O deputado Ruy Carneiro ressaltou a luta para destravar a tramitação da legislação depois de mais de 12 anos no Congresso Nacional.

“O Brasil está muito perto de acabar definitivamente com o uso de animais em testes para cosméticos, higiene pessoal e perfumes. Foram décadas de sofrimento, maus-tratos, mortes, mutilações e de crueldade disfarçada de desenvolvimento. Chegou a hora de virar essa página. A aprovação do projeto com certeza vai representar uma importante vitória de todos aqueles que têm respeito e amor pelos animais”, pontuou. 

Ruy ainda revelou que a proposta aproxima o Brasil de legislações já adotadas nos principais mercados internacionais, onde essas práticas foram banidas há vários anos. 

“Para as indústrias sérias, a mudança na legislação do nosso país vai ajudar na exportação de produtos para o exterior. Muitos países, à exemplo de várias nações que estão inseridas na União Europeia, não aceitam comercializar produtos produzidos em regiões que ainda fazem experiências cruéis com os animais. Precisa mostrar que o Brasil respeita todas as formas de vida”, complementou. 

Mais 1,6 milhão de pessoas assinaram a petição na plataforma Change.org pela aprovação do projeto. A votação deve acontecer durante sessão plenária e caso aprovada, a matéria já deve seguir para a sanção presidencial.

Assessoria