Premiação

Paraibano Eli-Eri Moura receberá Medalha Villa-Lobos da Academia Brasileira de Música

Paraibano Eli-Eri Moura receberá Medalha Villa-Lobos da Academia Brasileira de Música

Paraíba - O maestro e compositor paraibano Eli-Eri Moura será homenageado com a Medalha Villa-Lobos, concedida pela Academia Brasileira de Música (ABM).

A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 18 de julho, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, durante apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Reconhecido como um dos nomes mais relevantes da música erudita contemporânea no Brasil, Moura venceu na categoria Compositor, por sua contribuição expressiva ao cenário musical nacional.

A premiação integra as comemorações dos 80 anos da ABM e destaca, anualmente, personalidades que se destacam por sua atuação artística e acadêmica.

“Fiquei muito surpreso com o telefonema do presidente da academia comunicando a concessão da medalha. É uma felicidade muito grande ser premiado na edição em que a academia completa 80 anos. Ser agraciado com uma medalha dessa pelo trabalho que a gente faz é de uma honra além do limite”, afirma Eli-Eri.

Trajetória

Professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2002, Eli-Eri foi responsável por implantar a área de composição na universidade, onde criou o Compomus (Laboratório de Composição Musical), além de atuar na graduação, mestrado e doutorado em música.

Apesar de já ter tempo para se aposentar, o professor segue em sala de aula por paixão ao ensino. Atua principalmente na formação de calouros, ministrando disciplinas como Harmonia tonal, Contraponto e Análise.

Também coordena projetos de pesquisa e extensão, entre eles o grupo Iamacá, voltado para a música renascentista e contemporânea, com atuação conjunta entre a UFPB e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Reconhecimento

A Medalha Villa-Lobos representa, para o paraibano, o reconhecimento de um trabalho coletivo construído na UFPB ao longo das últimas décadas

“Vejo essa medalha como reflexo do esforço feito aqui na UFPB, pelos meus colegas e alunos, na formação de uma escola de composição comprometida com a excelência e com a cultura brasileira”, afirmou.

Eli-Eri agora integra um seleto grupo de agraciados pela honraria, ao lado de nomes como o violoncelista Antonio Meneses, o maestro Isaac Karabtchevsky e a compositora Marisa Rezende, reafirmando o papel da Paraíba no cenário da música erudita nacional.