O ministro dos Transportes, Renan Filho, desembarca na Paraíba na próxima sexta-feira (11) para cumprir agenda oficial em Campina Grande. A visita marca o início das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, projeto estratégico para modernizar o sistema de mobilidade urbana no agreste paraibano.
A programação inclui uma visita técnica ao trecho que receberá as primeiras intervenções do projeto, além de reuniões com lideranças locais, representantes do Governo Federal e técnicos do setor ferroviário.
Implantação do VLT em Campina Grande
O VLT será implantado a partir da malha ferroviária já existente, utilizando parte do traçado inativo da ferrovia Transnordestina, que atravessa Campina Grande. Ao todo, estão previstos 15,5 quilômetros de trilhos e 10 estações, beneficiando diretamente a população da cidade e região.
De acordo com o Ministério dos Transportes, estão previstos R$ 170 milhões em investimentos, dos quais R$ 100 milhões serão repassados pelo Governo Federal, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com a expectativa de atender cerca de 120 mil pessoas por dia, o novo sistema de transporte promete oferecer uma alternativa moderna, eficiente e sustentável, reduzindo o tempo de deslocamento e contribuindo para a qualidade de vida da população campinense.