Eleições internas

Lula participa de eleição do PT com urna levada até o hotel

Foto: Reprodução/X
Foto: Reprodução/X

Apesar de cumprir compromissos no Rio de Janeiro, onde participa da 17ª Cúpula dos Brics, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de participar da eleição interna do Partido dos Trabalhadores, neste domingo (6). Para garantir o voto do chefe do Executivo, uma urna foi levada até o hotel onde ele está hospedado.

A votação faz parte do Processo de Eleições Diretas (PED 2025), que vai renovar os diretórios municipais, estaduais e a direção nacional do partido. O pleito ocorre simultaneamente em todo o país — com exceção de Minas Gerais, onde foi adiado e ainda não há nova data.

Nas redes sociais, o perfil oficial do PT celebrou a participação de Lula. “Logo cedo, quem já foi votar no PED 2025 foi ele: o presidente Lula! Exemplo dado e direito exercido! E você, já foi votar? Hoje é dia de fortalecer a democracia com atitude e participação”, diz a publicação no Instagram. A votação vai até as 17h.

O presidente estadual do PT no Rio, João Maurício, também compartilhou uma foto ao lado de Lula no momento da votação. “Começamos o dia ao lado do maior eleitor do Partido dos Trabalhadores”, escreveu.

Eleição interna e liderança do PT

A eleição deste domingo marca o fim de um ciclo de oito anos sob a liderança da deputada federal e ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que não disputa a reeleição. Vários nomes estão na disputa pela presidência nacional da sigla.