Em um jogo equilibrado, o PSG venceu o Bayern de Munique por 2 a 0, com gols que saíram somente após os 30 minutos do segundo tempo, com Doué e, já nos acréscimos, Dembelé. Assim, os franceses garantiram uma vaga na semifinal da Copa do Mundo de Clubes e agora aguardam o vencedor entre Real Madrid e Borussia.
O PSG ainda sofreu duas expulsões e terminou a partida com apenas 9 em campo, o que não impediu um contra-ataque mortal nos lances finais para matar o jogo. Em um dos momentos mais tensos da competição, o alemão Musiala sofreu uma grave fratura no tornozelo e deixou o gramado aos prantos.
O jogo foi equilibrado quase o tempo inteiro e, apesar do 0 a 0, os dois goleiros eram personagens importantes da partida, com boas intervenções. No momento do primeiro gol, havia até uma leve superioridade do Bayern. A jogada nasceu de uma roubada de bola de João Neves sobre Harry Kane. Após acelerar e chegar a linha de fundo, o português tocou para trás, para a chegada de Désiré Doué, que chutou no contrapé do goleiro Neuer. O alemão ainda escorregou e não conseguiu se esticar para alcançar a bola.
Logo após o gol, o zagueiro Pacho, do PSG, foi expulso após dura chegada sobre Goretzka. Nos acréscimos, o lateral Lucas Hernandez, que havia acabado de entrar, também levou vermelho direto, por uma cotovelada, deixando o PSG com apenas nove em campo. Mas o time não só sustentou a pressão final alemã, como aproveitou um contra-ataque para matar a partida.
Mesmo com dois a menos, o PSG subiu em bloco para aproveitar um contra-ataque aos 48 minutos. O lateral direito Hakimi fez grande jogada na ponta e cruzou rasteiro para Dembelé, marcar o segundo gol e sacramentar a classificação para a semifinal. Dembelé, o craque do time e um dos cotados a Bola de Ouro da temporada, chegou aos EUA machucado e só entrou no segundo tempo, fazendo sua estreia na competição.
Na comemoração, Dembelé homenageou o português Diogo Jota, que faleceu em um trágico acidente nesta quinta (4). O francês sentou no chão e fingiu que estava jogando videogame, uma celebração típica de Jota, que era apaixonado por E-Sports e chegou a ganhar campeonatos de FIFA, no videogame.
Aos 50 minutos ainda houve tempo para a arbitragem marcar pênalti em um lance sobre Thomas Mueller. Mas, após revisão do VAR, o lance foi anulado e o jogo acabou 2×0 para os franceses.
O Bayern teve dois gols anulados por impedimento na partida. Primeiro de Upamecano, no final do primeiro tempo. Depois de Harry Kane, já no final da partida, aos 42 minutos do segundo tempo.
Duelo equilibrado
No primeiro tempo, os dois goleiros brilharam com boas defesas. Os ataques de ambas equipes tiveram mais espaço do que estão acostumados na temporada europeia, o que gerou alguns lances perigosos de gol. Mas Neuer e Donnaruma estiveram lá para evitar a abertura do placar por mais de 70 minutos.
O Bayern tinha mais a iniciativa do jogo, enquanto o PSG era perigoso nos seus rápidos contra golpes. Pela direita, Barcola e Hakimi fizeram ótima dobradinha, enquanto Vitinha, como de costume, se multiplicava no meio campo. Do outro lado, o alemão Kimmich também fazia grande partida na volância.
O segundo tempo começou de forma parecida e a prorrogação era um horizonte provável, até que, em uma roubada de bola no meio campo, o PSG abriu o placar. Na reta final, o Bayern pressionou e criou algumas chances, principalmente em bola aérea. Uma cabeçada de Olise foi a finalização mais perigosa.
As estatísticas da partida ilustram o equilíbrio do duelo: 13 finalizações para o Bayern, contra 11 para o PSG, sendo que cinco para cada em chutes certos no gol. Os alemães tiveram 55% da posse de bola.
Grave lesão de Musiala
No último lance do primeiro tempo, o meia alemão Musiala sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo. A cena deixou os jogadores das duas equipes atônitos e desesperados e foi uma das mais tensas da Copa do Mundo de Clubes.
A lesão aconteceu após Musiala ter dividido uma bola, na linha de fundo, com o goleiro Donnaruma, do PSG. O choque foi acidental, mas o tornozelo esquerdo do alemão virou e a gravidade ficou nítida já no mesmo momento. Ainda não há informações oficiais sobre o tipo de trauma que ele sofreu.
O Globo