João Pessoa e Paraíba - Evento realizado na manhã desta quarta-feira (2) no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em Tambaú, celebra os 35 anos da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.
Na ocasião o prefeito Cícero Lucena confirmou que a Prefeitura assinou contrato para implementação de novo sistema de videomonitoramento inteligente, que utiliza câmeras com reconhecimento facial e a leitura de placas, auxiliando a segurança pública.
Segundo o prefeito, depois de entregar o moderno Centro de Monitoramento, com quase cinco mil câmeras acompanhando, em tempo real, a movimentação de prédios públicos, além de aquisição de novos equipamentos, a exemplo de armas, viaturas e itens de segurança, a Guarda vai contar com um sistema similar ao de São Paulo. Ele adiantou que serão instaladas três mil câmeras, integradas com as forças de segurança do Estado, para colaborar em situações de risco, como atos de vandalismo, furtos, foragidos da Justiça e pessoas desaparecidas.
“Ao implementarmos o contrato, João Pessoa receberá os mesmos serviços atualmente disponíveis na Smart Sampa – de São Paulo. Além da integração com as forças de segurança, nossos sinais de trânsito serão inteligentes, capazes de identificar placas veiculares e verificar pendências, como mandados de apreensão. Após a assinatura do contrato, iniciaremos o processo de implantação”, informou o prefeito.
A solenidade homenageou profissionais da Guarda e apresentou avanços na área de segurança.
O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que a Guarda está cada vez mais humanizada e preparada com os investimentos realizados nos últimos anos. “Houve avanços significativos. A condição da Guarda, antes precária e negligenciada, foi transformada. Os próprios guardas municipais podem atestar essa mudança. Graças ao apoio do prefeito Cícero Lucena aos servidores, a Guarda foi revitalizada, com a aquisição de novas viaturas, armamentos, programas de capacitação e valorização profissional”, afirmou Leo.
A Guarda foi fundada no dia 29 de junho de 1990 e iniciou suas atividades com a missão de proteger o patrimônio público do município. Três décadas e meia depois, a GCM-JP se consolidou como uma força essencial no cuidado com os espaços públicos, na segurança de servidores e da população, e na atuação em diversas áreas, como prevenção, educação, cultura e apoio a eventos da cidade. De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares, nos últimos anos a Gurda Civil Metropolitana de João Pessoa tem atingido números expressivos em favor da sociedade. Na prevenção, a evolução também é clara. Em 2023, foram 2.502 ações, enquanto 2024 registrou 3.168. E até maio deste ano, já são 1.855 atuações, incluindo patrulhamentos, averiguações, apoio a eventos e mediação de conflitos.
“Nada disso seria possível sem o investimento, o apoio e a visão estratégica da gestão do prefeito Cícero Lucena, que tem apostado na valorização dos profissionais, na inovação tecnológica e na integração da Guarda com outros órgãos públicos e a sociedade. Hoje, celebramos uma Guarda mais forte, mais próxima da população e mais preparada para os desafios do presente e do futuro”, celebrou o secretário.