Os interessados no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 poderão confirmar participação no certame a partir desta quarta- feira (2/7).
As inscrições poderão ser realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir das 10h do dia 2 de julho até às 23h59 do dia 20 de julho, de acordo com horário oficial de Brasília/DF. O candidato deverá possuir conta ativa no gov.br e informar o CPF para iniciar o processo de inscrição.
A taxa de participação será de R$ 70,00 tanto para os cargos de nível médio quanto para os cargos de nível superior.
O que devo saber para me inscrever no CNU?
Ao se inscrever, o candidato deverá:
- Optar por um Bloco Temático;
- Optar pelos cargos e especialidades, entre as opções ofertadas no Bloco Temático;
- Indicar a ordem de preferência de ocupação dos cargos; e
- Indicar a cidade de realização das provas.
É importante mencionar que o candidato poderá escolher todos os cargos e suas respectivas especialidades ofertadas em um único Bloco Temático, uma vez que as provas de todos os blocos serão aplicadas nos mesmos dias e horários.
No entanto, é necessário ficar atento aos requisitos de formação exigidos em cada cargo. Informações sobre os requisitos de cada cargo podem ser conferidas nos anexos I a IX do edital.
Vale destacar, ainda, que a cidade de realização das provas, indicada no ato de inscrição, não poderá ser alterada posteriormente, sob nenhuma hipótese, durante toda a vigência do Concurso Público Nacional Unificado.
Sobre o pagamento da taxa de inscrição
A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser paga até as 23h59min do dia 21 de julho de 2025, em qualquer agência bancária, bem como nas casas lotéricas e unidades dos Correios, pela plataforma PagTesouro ou, alternativamente, por meio de PIX mediante a leitura do QR Code disponível no próprio documento.
Importante: após as 23h59min do dia 20 de julho de 2025, conforme o horário oficial de Brasília/DF, o acesso ao formulário de requerimento de inscrição será encerrado, não sendo possível realizar inscrições ou emitir GRU.
Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato que realizar uma nova inscrição não precisará efetuar novo pagamento, sendo transferido o valor para a inscrição mais atualizada no Concurso Público Nacional Unificado. Dessa forma, caso seja verificada a existência de mais de uma inscrição efetivada para o mesmo candidato, somente a última inscrição será válida.
Hipóteses de isenção da taxa de inscrição
A isenção total do pagamento do valor de inscrição poderá ser solicitada no caso de:
- Possuir inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022;
- Comprovar ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018;
- Comprovar ser ou ter sido bolsista do Programa Universidade para Todos(Prouni); ou
- Comprovar ser ou ter sido financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O prazo para solicitação da isenção é das 10h do dia 2 de julho de 2025 às 23h59min do dia 8 de julho de 2025, no site da organizadora.