Pesquisa aponta

Maioria dos brasileiros não simpatiza com nenhum partido político, diz levantamento; PL e PT têm empate técnico no número de simpatizantes

Em levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, a falta de identificação de eleitores com partidos políticos chama atenção.

Maioria dos brasileiros não simpatiza com nenhum partido político, diz levantamento; PL e PT têm empate técnico no número de simpatizantes

Brasil — O levantamento foi realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 22 de junho e e ouviu 2.020 eleitores em todos os estados e no Distrito Federal. A principal pergunta feita foi: “Qual partido político o(a) sr(a) mais gosta ou simpatiza?”

A resposta mais comum foi “não gosta/simpatiza com nenhum”, escolhida por 38,6% dos entrevistados, o que representa cerca de 780 pessoas da amostra.

Entre os partidos com maior número de simpatizantes, o PL (Partido Liberal) e o PT (Partido dos Trabalhadores) aparecem tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O PL foi citado por 18,2% dos eleitores, enquanto o PT recebeu 18,1% das menções.

Outros resultados mostram que:

  • 12,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder;
  • O MDB teve 5,6% das respostas;
  • O grupo “outros partidos” somou 2,2%;
  • O PSDB, 1,7%;
  • O PSD, 1%;
  • O PSOL, 0,6%
  • A resposta “gosta de todos”, também somou 0,6%.
  • O União Brasil, 0,5%.

A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa contabiliza resultados de 162 municípios de todas as regiões do país.