
Paraíba - O tetracampeonato mundial conquistado pelos estudantes do Instituto Federal de Educação da Paraíba, durante evento na área de tecnologia realizado na China, foi apontado pelo deputado federal Ruy Carneiro como a consolidação educacional e científica da instituição. A primeira colocação na Huawei ICT Competition, na trilha Cloud Track, alcançada durante o último final de semana, colocou a Paraíba pela quarta vez no topo da disputa internacional.
Segundo Ruy, o feito reforça a qualidade do ensino público e a competência dos estudantes e professores da Paraíba. “É um orgulho imenso ver o nome da Paraíba mais uma vez no topo do mundo em uma competição tão disputada. O IFPB demonstra, com essa conquista histórica, que temos excelência em tecnologia, inovação e formação de talentos. Essa vitória não apenas consagra a qualidade do nosso ensino público, mas também projeta o Brasil internacionalmente. É o reconhecimento de um trabalho sério, dedicado e transformador”, pontuou.
O tetracampeonato foi conquistado pelos estudantes Luis Kilmer, Ryan Correia e Daniel Almeida, orientados pelo professor Michel Coura Dias. Luis Kilmer é aluno do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, no campus João Pessoa. Ryan Correia é da formação de Tecnologia em Redes de Computadores, também no campus da capital paraibana. E Daniel Almeida dos Santos é da turma de Engenharia de Controle e Automação, do campus Cajazeiras.
A conquista foi comemorada pelo professor Michel nas redes sociais do IFPB. “Mais uma vez a gente conseguiu excelente resultado. Nós conseguimos o primeiro lugar. O IFBB está entre as melhores academias do mundo na área de Cloud. Nossos alunos estão aqui na China. A gente está muito feliz. Agradeço o apoio de todos”, celebrou.
Com o novo título, o IFPB já soma quatro campeonatos mundiais na Huawei ICT Competition, desde a edição 2019-2020, sendo três na categoria Cloud (nuvem) e um na trilha Innovation (Inovação). De acordo com a Huawei, a competição 2024-2025 reuniu 170.000 estudantes de mais de 2.000 instituições de mais de 80 países, dados da própria Huawei.
Assessoria