
Paraíba - O atacante paraibano Matheus Cunha foi anunciado como o novo reforço do Manchester United da Inglaterra. Natural de João Pessoa, criado entre os bairros da Torre e Bancários, o jogador de 25 anos deixa o Wolverhampton após o clube inglês pagar a multa rescisória de 62,5 milhões de libras (cerca de R$ 480 milhões). Ele assinou contrato até junho de 2030, com possibilidade de renovação por mais um ano.
A contratação é o primeiro grande movimento do United após uma temporada decepcionante, marcada pelo 15º lugar na Premier League e o vice-campeonato na Liga Europa, após derrota para o Tottenham. O desempenho abaixo do esperado resultou em uma grave crise financeira e tirou o clube da próxima Liga dos Campeões, com perda estimada de R$ 775 milhões em receitas. Mesmo pressionado, o técnico Rúben Amorim foi mantido no cargo e deve liderar o processo de reconstrução.
Segundo o jornal The Sun, a chegada de Matheus faz parte do plano de reformulação do co-proprietário Sir Jim Ratcliffe, que pretende reduzir custos e evitar sanções por violação das regras de sustentabilidade financeira da Premier League.
Matheus Cunha começou a carreira nas ruas e praças de João Pessoa, ganhou destaque na base do Coritiba e logo alcançou o cenário internacional, com passagens por RB Leipzig, Hertha Berlin e Atlético de Madrid.
Com atuações também pela Seleção Brasileira, ele agora encara o desafio de ajudar a recolocar o Manchester United entre os protagonistas do futebol mundial.