Paraíba - O deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente do Solidariedade na Paraíba, confirmou nesta sexta-feira (24) a formação de uma nova federação partidária entre o Solidariedade e o PRD — sigla recém-criada a partir da fusão entre PTB e Patriota. O anúncio oficial da união está marcado para o dia 4 de julho, em Brasília.
Segundo Eduardo, o Solidariedade chegou a ser procurado por lideranças de outras siglas — como União Brasil, Progressistas, Republicanos e MDB — que também articulam a criação de federações. No entanto, a executiva nacional optou por firmar aliança com o PRD, considerando o alinhamento estratégico e o porte semelhante das duas legendas no cenário nacional.
Ele ainda declarou que a federação partidária entre as duas siglas já está politicamente definida, restando apenas a finalização do estatuto e os ajustes jurídicos para oficializar a união.
Expectativas e estratégias para 2026
O novo bloco poderá, futuramente, abrir espaço para a entrada de outros partidos, especialmente os de menor expressão. Por enquanto, a federação será composta apenas por Solidariedade e PRD, e já deve atuar de forma unificada nas eleições de 2026.
A expectativa, de acordo com o parlamentar, é que a federação — que já nasce com 15 deputados federais — possa dobrar sua representação na Câmara com a reorganização partidária prevista para o próximo pleito.