Com o crescimento acelerado do mercado de apostas esportivas no Brasil, novas medidas vêm sendo adotadas para garantir a segurança dos consumidores e das empresas envolvidas no segmento. Neste cenário, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) promoveram, na última quarta-feira (21), o webinar “Consumidor.gov.br para Bets”. A iniciativa reforçou a importância da plataforma para a relação entre os clientes e as bets, incluindo os cassinos online com licença para operar no país.
Importância do consumidor
Durante a abertura do evento, Vitor Hugo do Amaral, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ressaltou que a consolidação de um mercado de apostas ético e seguro exige o fortalecimento das ferramentas de proteção ao consumidor.
Segundo ele, a plataformaConsumidor.gov.br se destaca como uma das principais aliadas nessa missão. Isso porque, conforme explicou, ela oferece um canal acessível e eficaz para que os usuários possam registrar reclamações e acompanhar a resposta das empresas.
A secretária adjunta da SPA, Carolina Yumi, também participou da abertura e disse que, ao se tornarem parte do mercado regulado, as empresas de apostas assumem responsabilidades além do cumprimento de obrigações legais e fiscais.
Para ela, portanto, é essencial que as bets adotem práticas transparentes e eficientes de atendimento ao cliente, assegurando que “o ambiente de apostas seja não só seguro do ponto de vista jurídico, mas também respeitoso, ético e alinhado aos direitos dos consumidores brasileiros”.
Como funciona a plataforma Consumidor.gov.br?
Ao longo do webinar, especialistas da Senacon e da SPA detalharam o funcionamento da plataforma Consumidor.gov.br. Por meio do site, qualquer cidadão pode registrar uma reclamação contra uma empresa cadastrada. Na sequência, a companhia tem até 10 dias para dar uma resposta, e o consumidor pode avaliar a solução dada.
Alexandre Shiozaki, coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, explicou que o objetivo da plataforma vai além do simples atendimento de reclamações. Para ele, também é uma ferramenta estratégica de gestão, que gera dados importantes para monitoramento e melhoria contínua das empresas.
Monitoramento e boas práticas
Um dos destaques da programação foi a apresentação feita por Daniele Cardoso, coordenadora-geral de Monitoramento do Jogo Responsável da SPA. Ela falou sobre como a atuação das empresas é acompanhada dentro da plataforma e como esses dados ajudam a identificar padrões de conduta no setor de apostas.
De acordo com Daniele, esse monitoramento é fundamental para verificar se as empresas estão realmente comprometidas com os princípios do jogo responsável e com a defesa do consumidor.
Dessa forma, a análise de métricas como índice de solução, tempo médio de resposta e nível de satisfação dos usuários permite às autoridades aprimorarem as regras do setor.
Amadurecimento do mercado de iGaming
Com medidas como essa, o Brasil dá passos importantes para fortalecer o mercado de cassinos online, que vem crescendo em ritmo acelerado ao longo dos últimos anos.
A exigência de maior transparência e o estímulo à resolução de problemas eleva o nível de confiança do usuário e reforça o comprometimento das empresas. Com isso, o segmento cria um ambiente mais saudável, em que há regras claras e mais igualdade de forças.
Portanto, empresas bem estruturadas e apostadores conscientes só têm a ganhar com a adesão à plataforma Consumidor.gov.br. Recentemente, como se sabe, o mercado brasileiro de apostas online passou por uma regulamentação que trouxe muito mais segurança ao segmento.
E a expectatica para os próximos anos é de um enorme crescimento para o iGaming no Brasil, com uma projeção de que, em 2026, o segmento alcance uma receita bruta de cerca de R$ 30 milhões. Assim, um ambiente regulado tende a auxiliar no crescimento das empresas, uma vez que os apostadores vão se sentir muito mais seguros para desfrutar das principais plataformas disponíveis.