
Paraíba - O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), cumpriu uma intensa agenda de entregas e anúncios nesta quarta-feira (21), em Campina Grande. Entre os destaques, está a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções da cidade, a assinatura de uma Medida Provisória para refinanciamento de dívidas tributárias e o lançamento de medidas fiscais voltadas à campanha promocional “Liquida Campina 2025”.
Azevêdo iniciou o dia na Associação Comercial de Campina Grande, onde oficializou o programa de parcelamento incentivado de débitos fiscais relacionados ao ICMS, com foco em dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2024. Na mesma ocasião, foi assinado o decreto que autoriza o parcelamento, em duas vezes, do ICMS referente ao mês de julho para os estabelecimentos comerciais participantes da campanha “Liquida Campina”, com o objetivo de estimular o comércio local.
Em seguida, o governador entregou a primeira fase do Centro de Convenções de Campina Grande. Segundo o governo estadual, o Pavilhão de Feiras e Congressos representa 80% da obra. O investimento total é de R$ 138,5 milhões e o espaço contará com área para feiras, auditório, heliponto, Praça das Bandeiras e estacionamento para 624 veículos — incluindo vagas para ônibus, cargas, pessoas com deficiência, idosos e o público em geral.
As ações foram realizadas em uma cidade de tradicional resistência eleitoral à esquerda. Campina Grande é reduto político do clã Cunha Lima, e Azevêdo teve como adversário em 2022 o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD). Apesar da dificuldade histórica na cidade, o governador lançou no último pleito municipal o médico Johny Bezerra (PSB) como candidato à prefeitura. Bezerra conseguiu levar a disputa ao segundo turno contra o atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil).
A movimentação política de Azevêdo ganha relevância em meio a especulações sobre sua possível candidatura ao Senado em 2026. Caso deixe o cargo em abril do próximo ano, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), campinense de nascimento, assumirá o comando do Estado.
Apesar da presença de aliados nos eventos e do tom propositivo da agenda, resta saber se as ações terão impacto eleitoral significativo em um território historicamente adverso ao grupo político do governador.
Polêmica Paraíba com blog do Suetoni Souto Maior