Música Clássica

Juntas, OSUFPB e OSJUFPB fazem concerto totalmente dedicado ao piano na obra de Mozart

A OSUFPB, em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, realizam o concerto "O Piano de Mozart", exaltando obras de Mozart

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A OSUFPB, em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, realizam o concerto “O Piano de Mozart”, exaltando obras de Mozart compostas para piano e orquestra. Para isso, convidaram o pianista estadunidense David Korevaar, que fará a regência e também tocará as obras ao piano.

O evento acontece nesta sexta-feira, 23, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e a ocupação da Sala obedecerá rigorosamente a ordem de chegada do público, até o limite de sua capacidade. É recomendável, portanto, que se chegue cedo para garantir um lugar para prestigiar o evento.

Orquestras juntas

Este é mais um concerto em que a OSUFPB se junta a outro grupo orquestral da UFPB, cumprindo assim um de seus mais ricos propósitos, que é o de contribuir para a formação de alunos do curso de bacharelado em música da instituição.

Desta vez, o grupo escolhido é a Orquestra Jovem da UFPB, que ganha a oportunidade de viver essa experiência prática junto aos profissionais da OSUFPB, estes com alto nível de performance, atestada por músicos e maestros nacionais e internacionais que já estiveram à frente dessa orquestra.

Convidado especial

O pianista David Korevaar já se tornou parceiro dos eventos da OSUFPB, pois sua vinda à UFPB é recorrente, sempre trazendo, para além dos concertos em que participa, oportunidades pedagógicas para alunos da instituição. Sua passagem pela Universidade deixa dividendos de aprendizado para a cena orquestral da Paraíba, através da realização de masterclasses e de recitais para estudantes e apreciadores da boa música.

Trata-se de um pianista de grande reconhecimento no cenário internacional, mas que demonstra sua satisfação em se deparar com o talento dos músicos paraibanos em seu desejo de alcançar voos mais altos, sobretudo os que se dedicam ao piano.

O repertório

Para este concerto, serão executadas obras do compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) dedicadas ao piano com o acompanhamento de orquestra. São os Concertos para Piano e Orquestra, K.451 e K.503. Trata-se de duas obras que bem definem a natureza criativa desse compositor austríaco, um dos mais admirados da história da música universal.

São peças que exigem muito do pianista, o que, neste caso, são apresentadas em sua plenitude pela impecável performance de David Korevaar junto ao seu instrumento.

David Korevaar

O premiado pianista David Korevaar começou seus estudos de piano aos seis anos de idade e aos 20 anos já tinha recebido os títulos de Bacharel e Mestre em Música pela Juilliard School, onde estudou piano com Earl Wild e composição com David Diamond. Completou o Doutorado em Artes Musicais sob a orientação de Abbey Simon.

Desde 1985 Korevaar apresenta-se como recitalista, camerista e solista, e mais recentemente vem expandindo seu trabalho ao mundo do teatro e da dança. Já se apresentou e ministrou master classes nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Central e do Sul. Foi professor por vários anos da Westport School of Music (Connecticut). Atualmente, mora em Boulder e é um Artista Shigeru Kawai.

Como camerista, é um dos membros fundadores do Boulder Piano Quartet, quarteto residente na The Academy em Boulder, e foi membro titular do Clavier Trio.

A OSUFPB

A OSUFPB é um grupo cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente conta vinte e dois músicos fixos – vinte de cordas, uma trompa e um clarinete – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba