
Paraíba - Os paraibanos Chico César, Clóvis Júnior e Vladimir Carvalho foram homenageados com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta condecoração da cultura brasileira.
A cerimônia aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O evento celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura e marcou a reabertura do edifício histórico, que estava fechado há dez anos.
Natural de Catolé do Rocha, o cantor e compositor Chico César recebeu a honraria máxima, a Grã-Cruz. O reconhecimento é fruto de sua trajetória artística marcada pela fusão de ritmos brasileiros, engajamento político e social, além do ativismo em prol da diversidade cultural.
Já o artista plástico Clóvis Júnior, de Guarabira, foi agraciado com o título de Comendador, em razão de sua obra de estética naïf que exalta o folclore, a religiosidade popular e a identidade nordestina, com uso intenso de cores e símbolos culturais da região.
O cineasta Vladimir Carvalho, natural de Itabaiana e falecido em 2023, também foi homenageado postumamente. Reconhecido por seu trabalho pioneiro no documentário brasileiro, Vladimir Carvalho retratou com sensibilidade e crítica a realidade social do país, consolidando-se como uma das principais vozes do cinema nacional.
Reconhecimento e celebração da cultura brasileira
A entrega das insígnias da OMC celebrou personalidades de diversas áreas da cultura brasileira que contribuem para a valorização das expressões artísticas e do patrimônio cultural do país.
A retomada da cerimônia também simboliza a revalorização das políticas culturais no Brasil.